Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Moody's põe BTG sob revisão para rebaixamento após prisão de Esteves

26.11.2015
10:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • André Esteves, proprietário do Banco BTG Pactual, em foto de julho de 2014
A agência de classificação de risco Moody's colocou o banco BTG Pactual sob revisão para rebaixamento, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), depois que o presidente do banco, André Esteves, foi preso na véspera, suspeito de planejar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do BTG é hoje Baa3, último degrau antes da perda do grau de investimento. Além do banco, também foram colocadas sob revisão todas as notas das filiais em Grand Cayman e Luxemburgo.

"A ação de rating reflete a preocupação da Moody's de que a recente detenção do presidente e CEO do BTG possa ter impacto no relacionamento do banco com seus clientes e parceiros", diz a Moody's em nota, que afirma ainda que ela possa ter "implicações negativas para a empresa".

A agência ressalta que revisão pode resultar em rebaixamento se as investigações encontrarem conexoões entre Esteves e as operações do banco que tenham consequências negativas, regulatórios ou outras implicações legais para o banco; se a capacidade de gerar negócios for prejudicada; ou se o financiamento foi impactado negativamente.

"Pressões positivas", diz o comunicado, "são improváveis". Os ratings, no entanto, podem ser confirmados no patamar atual caso a companhia seja capaz de manter sua liquidez e capacidade de geração de receitas, e se as investigações não encontrarem nenhuma evidência contra o banco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO