Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

MP dos importados ajuda a indústria nacional, diz Levy

28.05.2015
10:41
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Medida Provisória 668, que aumenta impostos sobre produtos importados, incluindo cerveja, produtos farmacêuticos e cosméticos, é uma votação importante porque ajuda a indústria nacional, disse nesta quinta-feira (29) o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Parte do ajuste fiscal do governo, a MP, que já passou pela Câmara dos Deputados, pode ser votada ainda nesta semana pelo Senado Federal.

"A gente tem uma indústria que e extremamente importante pela nossa atividade econômica. Então, hoje completa esse pedaço da nossa estratégia de equilíbrio e ai tem a questão do projeto de lei da desoneração [da folha de pagamentos] que logo depois do feriado deve começar a ser discutido na Câmara", acrescentou o ministro da Fazenda.

Nesta quarta-feira (27), o Senado Federal aprovou a medida provisória 664, que restringe o acesso ao pagamento da pensão por morte. No dia anterior, já havia aprovado alterações nas regras de acesso ao seguro-desemprego e abono salarial. Todas as medidas têm por objetivo ajudar no processo de reequilíbrio das contas públicas, que registraram déficit inédito no ano passado.

O governo também argumenta que elas visam corrigir distorções da economia brasileira. Para completar as alterações enviadas ao Legislativo, o Congresso ainda tem de avaliar o projeto de lei que sobe a tributação sobre a folha de pagamentos. A Câmara ainda não começou a apreciar o assunto.

Questionado sobre as alterações promovidas pelo Congresso Nacional no fator previdenciário, que tem o potencial de aumentar o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no futuro, o ministro Levy declarou que há uma comissão estudando o assunto e que será formado um grupo de trabalho para chegar à uma conclusão sobre esse tema.
O governo tem informado que a presidente Dilma Rousseff vetará as mudanças no fator previdenciário e que enviará as conclusões deste grupo de trabalho posteriormente ao Congresso Nacional.  "As pensões e aposentadorias são um tema importante e são grandes volumes. Tem que se fazer muita conta", declarou ele.

"A realidade de toda essa discussão do projeto de lei da desoneração [da folha de pagamentos] é o próprio cenário sensível que as empresas não conseguem pagar a Previdência Social. Pelo menos esse é o argumento para não pagar a contribuição patronal. Então, se hoje com o que tem as empresas não conseguem pagar, imagina se aumenta o custo da Previdência. Acho que aí tem todo um equilíbrio a ser discutido. Tem que ser discutido pela própria sociedade", afirmou o ministro.

"Se o Congresso tem dado uma acolhida nas empresas e sentem que as principais lideranças dizem que não podem pagar a parte dela na contribuição, então fica a pergunta: se o Congresso entende que haveria espaço pra mais despesas com previdência social, então esse é o tema que e suscitado pela própria Previdência e tem que ser discutido no âmbito mais amplo da sociedade", declarou.

Questionado por jornalistas se há divergências com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, Levy afirmou que não existe "mal estar" e "tentar ficar fazendo clima". "Vou usar a expressão também futebolística. Tentar criar clima de Fla x Flu não cola. Então, não cola essa história. A semana toda tentando criar assunto, mas não cola", declarou ele.

As informações de que haveria divergências entre os ministros da Fazenda e do Planejamento apareceram após Levy não ter participado do anúncio do bloqueio de R$ 69,9 bilhões no orçamento deste ano, na última sexta-feira (22). Por meio de sua assessoria, ele alegou estar gripado. A ausência suscitou informações de que ele gostaria que o contingenciamento de recursos fosse maior do que o anunciado.

Nesta quarta-feira (27), Barbosa disse a jornalistas, no Congresso Nacional, que sua principal divergência com Levy é que o titular da Fazenda torce para o Botafogo e ele para o Vasco. "Tirando isso, estamos trabalhando os dois conjuntamente para recuperar o crescimento o mais rapidamente possível", declarou ele, acrescentando que os dois são parte da equipe econômica. "Quando um não pode comparecer, o outro comparece e cumpre o papel que tem de ser cumprido", acrescentou.

Também nesta quarta-feira, na Cidade do México, a presidente Dilma Rousseff afirmou que Levy e Barbosa têm "uma posição de unidade" em relação ao ajuste fiscal do governo. "A posição do ministro Levy e do ministro Barbosa no governo é extremamente estável. Nunca houve, desde que assumiram suas funções, nenhum problema com eles. Reconheço no ministro Levy um ministro dedicado, batalhador e trabalhador. Ninguém pode tirar isso do Levy nem do ministro Barbosa. Ambos fizeram cortes do orçamento", disse ela na ocasião.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO