Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

MT terá mais 3 postos para receber embalagens vazias de agrotóxicos

30.08.2014
07:52
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Mato Grosso terá três novos postos de recebimento de embalagens de agrotóxicos nos municípios de Gaúcha no Norte, Colniza e São Félix do Araguaia. Os produtores do estado entregam cerca de 98% das embalagens vazias para 17 postos de recebimento (que recebem as embalagens a granel) e 15 centrais de recebimento (que recebem, fazem a segregação e compactação das embalagens). Com as novas unidades, serão 20 postos de recebimento até o final do ano no estado.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), João Cesar Rando, a implantação de novos postos acompanha o crescimento da agricultura em novas fronteiras agrícolas. “Seguimos a expansão de acordo com a demanda e a informação é de que sejam plantados pelo menos 300 mil hectares em pastagens degradadas, principalmente nas regiões do Araguaia e norte do estado”, afirma.

O estado é o maior receptor de embalagens vazias de agrotóxicos do país, sendo responsável por 24% do volume de embalagens recolhidas no país, devido à sua expressiva produção agropecuária. Até julho de 2014, o inpEV recebeu 6,6 mil toneladas de embalagens vazias, o que representa 5% a mais que o mesmo período de 2013, quando foram recolhidas 6,2 mil embalagens.

Os municípios de Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste estão entre os três municípios do estado que mais recolhem embalagens em volume, aproximando-se de mil toneladas.

Rando explica que o agricultor tem até um ano após a compra para entregar as embalagens a um dos postos do inpEV. Já a indústria tem mais um ano para transformar e dar outro destino ao plástico. A parte plástica das embalagens recolhidas em Mato Grosso é processada em uma empresa recicladora que fica na capital Cuiabá e transformada em tubos corrugados, usados posteriormente na construção civil. “O que é interessante, pois gera emprego no próprio estado”, ressalta.
 
Praticidade
Até o final do ano, os produtores rurais poderão agendar a entrega de embalagens vazias de agrotóxicos pela internet, por meio de um site. A ferramenta on –line chamada Adev (agendamento de devolução) deixará de ser um projeto-piloto e será implantada em 35 unidades até o final de 2014, sendo até o próximo ano deve funcionar das 112 unidades de recebimento. “Em Mato Grosso, todas as 15 unidades deverão estar com o sistema implantado até o final de 2014”, informa o presidente do inpEV.

Comemorações
No mês de agosto, o Dia do Campo Limpo é comemorado no dia 18, teve várias ações de preservação do meio ambiente no país. Após a visita, as crianças participantes fizeram desenhos e redações que concorrerão a premiações regionais e nacionais. Em Mato Grosso, 14 das 15 centrais de recolhimento abriram suas portas para a comunidade local.

Junto com a data comemorativa, o inpEV lançou um programa chamado Programa de Educação Ambiental (PEA), que distribuiu kits didáticos a escolas em torno das unidades de recolhimento. O tema deste ano é “Caminhos para a Reciclagem”, que pode ser tratado por professores em sala de aula. No estado, este programa deve atingir cerca de 300 escolas e 15 mil alunos da quarta e quinta série do ensino fundamental.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO