Mato Grosso, 13 de Junho de 2026
Economia / Agronegócio

Mudança de manejo causa aumento na produção de carambola em SP

28.05.2012
08:55
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os agricultores de São Paulo estão colhendo a safra da carambola. As mudanças no manejo dos pomares ajudaram a melhorar o rendimento das propriedades.

O formato parecido com uma estrela e o sabor adocicado são características da carambola. A região de Mirandópolis, no noroeste de São Paulo, onde são cultivados 4,2 mil pés, é a segunda maior produtora do Estado. Os nove produtores da fruta da cidade usam a irrigação. A cultura também requer a poda na parte de cima e interna dos pés para facilitar a colheita manual que acontece em vários períodos do ano.

O produtor Júlio Shimazaki colhe a variedade conhecida como malasia, que é bem doce e, por isso, a mais vendida. “Eu devo colher cerca de 200 toneladas. Acreditamos em um aumento de mais de 20% em relação à safra passada”, calcula.

Nos dez hectares da propriedade, o agricultor também cultiva a cheng tsey; vinda de Taiwan; a nota 10, de origem nacional; e a C1, desenvolvida pela família dele. Cada uma das variedades tem um período diferente de colheita. A C1, por exemplo, deve ficar madura em no máximo 30 dias. Dessa forma, há produção o ano inteiro.

O produtor Milton Murai, que também cultiva 400 pés das variedades malasia, cheng tsey, nota 10 e C1 de carambola deve colher 80 toneladas, com um aumento de 20 toneladas em relação à safra passada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO