Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Município de Nova Ubiratã prorroga Situação de Emergência

21.07.2016
17:26
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã prorrogou o Decreto 017/2016, publicado em março deste ano, de Situação de Emergência nas áreas afetadas por estiagem no município, por mais 90 dias. Os produtores rurais já vinham sofrendo drasticamente os efeitos da seca que atingiu a safra 2015/2016 de soja, reduzindo a produção da oleaginosa, e agora testemunham uma seca totalmente atípica que atingiu as lavouras de milho.

A decisão foi tomada depois que o Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agricultura e o sindicato dos trabalhadores rurais, apresentaram um laudo apontando as percas em várias propriedades rurais.  

A base economia de Nova Ubiratã é o setor agropecuário, particularmente a agricultura, com destaque para a produção de soja e milho. “E com a falta de chuva, perdas significativas ocorrem nas lavouras de milho, causando prejuízos aos grandes e pequenos produtores rurais, assim como para o município que tem na agricultura uma de suas principais fontes de receita”, disse o presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Albino Castilho Ruiz.

De acordo com Ruiz, há anos Mato Grosso vem despontando como o maior produtor de milho do país, e as condições ambientais sempre foram favoráveis para o crescimento da cultura no estado, contudo, a forte seca que atingiu a região está apontando para uma realidade caótica, que vai impactar diretamente na economia da cidade e na população novo-ubiratãense. “Muitos produtores optaram por fazer a venda antecipada de sua produção atrelada a contratos de venda futura, o que na maioria dos casos prevê multas contratuais pelo não cumprimento”, explicou o presidente.

A maioria dos agricultores, não conseguirão pagar nem mesmo os custos da lavoura, principalmente aqueles que investiram fortemente em tecnologias para garantir a alta produtividade.

O Sindicato Rural orienta os produtores rurais afetados pela estiagem, buscar pela renegociação amigável com o comprador do cereal. “O sindicato rural, entidades do setor produtivo e poderes municipais de Nova Ubiratã acreditam que na compreensão por parte das tradings, bancos, multinacionais e demais empresas compradoras de milho para que as renegociações aconteçam de maneira que ninguém seja prejudicado”, expressou.

O Decreto 047/2016 que prorroga o Decreto 017/2016 de Situação de Emergência em áreas afetadas pela estiagem, no município de Nova Ubiratã, foi publicado no dia 01 de julho de 2016.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO