Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Na Parecis Super Agro, Aprosoja cobra melhorias na logística

16.04.2015
10:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, cobrou investimentos na infraestrutura de Mato Grosso durante painel político na feira Parecis Super Agro, em Campo Novo do Parecis, nesta quarta (16).

O painel também contou com a presença do governador Pedro Taques, do vice-governador Carlos Fávaro, dos secretários de Estado Marcelo Duarte, da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), e Seneri Paludo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e do presidente da Famato, Rui Prado.

De acordo com Tomczyk, os últimos anos não foram de “clareza” em investimentos voltados para as rodovias, como no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Para o presidente, a expectativa é que agora haja transparência do gasto público.

“É preciso clareza nas políticas e clareza sobre como as coisas serão feitas. Nos últimos anos fizemos os aportes, todo mundo aqui contribui com o Fethab, e o resultado é que nós não temos estradas”, analisou.

Ainda conforme Tomczyk, é de conhecimento da entidade e do setor agro os problemas financeiros encontrados pela atual gestão, mas também são necessárias respostas. “Nós entendemos que existem as dificuldades, mas não podemos ficar sacrificando a produção para financiar a máquina pública para pagar folha do Estado, para que sejam feitas obras como, por exemplo, as da Copa do Mundo, feitas com dinheiro do Fethab. Nossa produção fica prejudicada. Sabemos que esforços serão necessários. Precisamos de uma política que se transforme rapidamente em resultados”, afirmou o presidente.

Em resposta, o governador Pedro Taques e o secretário Marcelo Duarte informaram que em 20 dias um estudo a respeito de um novo fundo estadual, voltado para infraestrutura, deve ser finalizado.
“Só o dinheiro do Fethab não resolve. Nós estamos buscando outros meios, estudando um novo fundo para financiamento de estradas. Mato Grosso, financeiramente, não vai bem, o que se roubou nos últimos anos é maior que os campos de soja e algodão do Estado, mas nós vamos superar”, disse Taques.

Além da possibilidade de um novo fundo, o governador anunciou durante o painel a reconstrução de 700 quilômetros de rodovias da região Oeste, com início previsto para o dia 02 de maio. O investimento é de R$ 55 milhões, segundo Pedro Taques.

 A feira - O presidente da Aprosoja também parabenizou a organização da Parecis Super Agro e ressaltou que, em sua oitava edição, a feira tem conseguido se consolidar com perfil tecnológico e também político. “É uma grande feira de demonstração tecnológica, de discussão tecnológica e também política, como estamos fazendo hoje aqui. Isso com certeza engrandece muito a produção, a economia de Mato Grosso e também as pessoas. A gente agradece porque conseguimos trazer à tona os problemas e discutir com entidades, com o governo e tentar encarar as soluções”, disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO