Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

No ES, produção e qualidade do café conilon animam os produtores

23.06.2014
11:30
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A colheita do café conilon está chegando ao fim no Espírito Santo. A produção deve ser maior que a da safra passada e a qualidade dos grãos agrada os produtores.

Poucas lavouras ainda têm café em São Gabriel da Palha, noroeste do Espírito Santo. Rogério Colombi tem 20 mil pés de conilon e conta que 90% dos grãos já foram colhidos.

No ano passado, ele produziu 450 sacas de café, já neste ano, o número deve ser 17% maior. O clima ajudou e os pés estão mais carregados.

Essa situação se repete na maioria das lavouras do estado. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estima que a produção de conilon no Espírito Santo chegue a 9,5 milhões de sacas, aumento de 15% em relação a última safra.

Ainda de acordo com o Incaper, a colheita já terminou em 70% das lavouras do estado, o que representa 6 milhões de sacas de conilon. Para concluir toda a safra, o trabalho de retirada dos grãos deve durar, pelo menos, mais uns 20 dias.

O produtor Dário Martinelli colheu mil sacas de café e conta que ainda faltam 300 para serem retiradas da lavoura. Ele esperou um pouco mais para conseguir colher o café já bem maduro.

Na cooperativa de São Gabriel da Palha, os grãos estão chegando com qualidade bem melhor do que na safra passada, mas o que desanima o produtor é o preço. A saca do conilon está sendo vendida por, em média, R$ 222, enquanto no ano passado saia por R$ 240.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO