Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

No MA, MST pede agilidade em assentamento e ocupa sede do Incra

25.07.2014
09:46
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Imperatriz, no Maranhão. Eles cobram agilidade na criação de um assentamento.

Os trabalhadores rurais levaram redes, barracas e mantimentos para o Incra, em Imperatriz. Os funcionários puderam entrar no prédio, mas o atendimento ao público foi suspenso.

Há cerca de oito anos, as famílias de trabalhadores rurais sem-terra reivindicam uma área de 1.490 hectares no município de Itinga do Maranhão. Por causa da lentidão na criação do projeto de assentamento, eles decidiram ocupar o prédio do Incra.

O chefe em exercício do Incra em Imperatriz, Silvio Cortez, informa que o instituto fez a vistoria e a avaliação do imóvel requerido pelos sem-terra e que a tramitação para compra e distribuição da área depende de outros órgãos do governo e da Justiça. Segundo Silvio, não há prazo para que o processo seja concluído, os documentos foram enviados para a superintendência do instituto, em São Luís, que agora vai encaminhar para a diretoria do órgão em Brasília.

Os trabalhadores rurais reclamam da demora no processo, já que um decreto do Governo Federal permite que o órgão faça a negociação da terra para fins de reforma agrária.

“Nós queremos que o Incra tome providência do nosso processo e que venha assentar essas famílias de trabalhadores”, diz Francisco de Assis Rodrigues, líder do MST.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO