Mato Grosso, 26 de outubro de 2014
.:: Publicidade
Agronegócio

No RS, chuva em excesso e geada ameaçam as lavouras de trigo

Em 28 de agosto de 2013 as 09h30

Na região de Passo Fundo, os produtores estão apreensivos.
Mês de agosto é um dos mais chuvosos dos últimos 30 anos.

Fonte: G1

http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/no-rs-chuva-em-excesso-e-geada-ameacam-as-lavouras-de-trigo-75831.html

Crédito: Divulgação

As tempeaturas caíram bastante e nevou na regiões de serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No município gaúcho de São José dos Ausentes, o branco tomou conta da paisagem. O fenômeno não acontecia nessas proporções há pelo menos 15 anos.

O branco tomou conta de São José dos Ausentes, a neve caiu sem parar por quase oito horas e mudou a paisagem da cidade. Em alguns pontos, a camada de gelo chegou a ter 30 centímetros.

Os flocos se acumularam nas árvores, nos campos e dificultaram a alimentação dos animais, uma situação que o produtor José Morais diz não ter como solucionar. Ele conta que vai ter de esperar o gelo derreter para alimentar o gado leiteiro.

O excesso de chuva, em agosto, é outro motivo de preocupação para os agricultores gaúchos. O índice está bem acima da média para o mês de agosto.

Em Bom Jesus, o acumulado atingiu os 315 milímetros, mais que o dobro do esperado. Na região de Passo Fundo, os produtores de trigo estão apreensivos. O sol apareceu depois de seis dias de muita chuva. Foi tanta água que o solo em algumas propriedades ficou encharcado.

O mês de agosto já é um dos mais chuvosos dos últimos 30 anos. No norte do estado, o volume é superior a 350 milímetros. Com tanta umidade, a atenção dos agricultores se voltam ao aparecimento das doenças fúngicas, que podem surgir no trigo nesta fase.

A área com trigo no Rio Grande do Sul este ano cresceu 7,5%. O estado deve produzir mais de 2 milhões de toneladas do grão e os agricultores torcem agora para que os últimos dias de agosto continuem secos.

Jana Koefender, agrônoma da Universidade de Cruz Alta, a Unicruz, explica como a geada afeta a fase de desenvolvimento das plantas e o que pode acontecer nos próximos dias.



Comentários

Topo

© ExpressoMT (2008 - 2014) - Todos os direitos reservados.

Fale conosco| Seja um parceiro| Quem somos| Mapa do site