Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

No sul do ES, a falta de chuva está acabando com as pastagens

19.03.2014
08:58
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

No sul do Espírito Santo, a falta de chuva está acabando com as pastagens na mesma região, que sofreu com as enchentes há pouco tempo.

Uma enorme área deveria estar verde, mas o que se vê é bem diferente. O gado já não tem mais o que comer.
Adilson Vingler conta que perdeu metade da área de pastagem e a única alternativa agora é dar ração para os animais. “Eu estou tendo despesa e não estou tendo produção”, conta.

No Vale do Orobó, sul do Espírito Santo, 12 mil hectares ficaram debaixo da água em dezembro do ano passado. Três meses depois, a terra ainda não se recuperou no local que era considerado a área de pastagem mais valorizada do estado. O solo é conhecido pelo alto poder nutritivo de engorda para o gado, mas agora, as terras férteis em meio às montanhas já não são mais as mesmas. O cenário, que era de prosperidade, agora é desolador.

O prejuízo no Vale do Orobó atinge a economia de quatro municípios: Itapemirim, Iconha, Rio Novo e Anchieta. “Este é o maior drama vivido na história da agropecuária para toda esta região do Espírito Santo”, diz Evair de Melo, presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

Cada produtor sente esta queda. João Bosco Costa precisou vender muitos animais antes do tempo. Outros foram levados para outra propriedade porque a do local já não serve para muita coisa. "Também tive que mandar abater uma quantidade antes que eles emagrecessem mais e dessem mais prejuízos", conta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO