Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

No TO, safra da melancia traz bons resultados para quem apostou na cultura

29.07.2014
09:33
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A safra da melancia, no Tocantins, traz bons resultados para quem apostou na cultura. No município de Lagoa da Confusão, maior produtor da fruta no estado, a colheita está em ritmo acelerado e é preciso contratar trabalhadores de outras regiões para dar conta do serviço.

Às cinco horas da manhã, um comboio de caminhão segue rumo às lavouras de melancia no município de Lagoa da Confusão, a 190 quilômetros de Palmas. Na entrada da fazenda é feita a distribuição dos trabalhadores, cinco homens para cada caminhão.

Os que colhem a melancia são chamados de rameiros e os que recebem a fruta no caminhão são os cargueiros. A maioria desses trabalhadores é de Uruana, interior de Goiás, outra região produtora de melancia. Eles ganham por produção, quanto mais caminhões carregados, mais dinheiro no bolso, um trabalho que exige força e agilidade.

No Tocantins, a área plantada de melancia é de mais de 7 mil hectares, com uma produtividade de até 30 toneladas por hectare. A colheita vai até o fim de setembro.

Um dos fatores que contribuem para a alta produção em Lagoa da Confusão é que as lavouras são plantadas em várzeas, ou seja, mesmo em período de estiagem, o terreno continua úmido garantindo frutas pesando, em média, 15 quilos e o que é mais importante, de ótima qualidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO