Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MT são empossados

31.08.2016
09:45
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MT são empossados

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro) empossou nessa terça-feira (30/08), os novos membros para o triênio 2016/2017. A cerimônia foi realizada durante a 60ª Reunião Ordinária do Cehidro, no auditório do Parque Massaro Okamura, em Cuiabá. Cabe ao Cehidro, analisar e estabelecer critérios para conceder o direito de uso da água, propor alteração de legislação pertinente aos recursos hídricos, como também propor ações e medidas para a proteção, avaliar, aprovar propostas e entre outras atribuições.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) fará parte do conselho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) alterou o regimento do Cehidro incluindo a Famato e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), como membros efetivos do conselho. Pela Famato foi empossada como titular a advogada da Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes de Mato Grosso, Adryeli Aparecida da Costa e a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.

Lucélia disse que a solução dos conflitos de uso da água passa pela análise atenta de aspectos relacionados ao desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de cada região do estado.

Pela complexidade do tema, a Famato defende constantes discussões da água enquanto bem ambiental e econômico, principalmente quando temos o papel de manter a sociedade, em especial os produtores rurais, conscientes dos limites em relação ao uso da água. “Os desafios não são poucos, daí a importância do debate e da conscientização. Por isso avaliamos de extrema relevância a participação da entidade nesse conselho”, disse a analista.

Durante a reunião, também foram escolhidos os membros das Câmaras Técnicas do Conselho. Foram apresentadas as competências do Cehidro e do Progestão, foram realizadas a apreciação da minuta de Resolução n° 82, que aprova as metas federativas e estaduais do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas e a aprovação da minuta da resolução n° 81 de 30/08/2016.

Os membros discutiram os nomes para compor o Grupo de Acompanhamento (GAP) do Plano de Recursos Hídricos do Paraguai, sendo o segmento de Pesca Artesanal e Agricultura Familiar.

Na presidência do Conselho está o secretário de estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro. Os servidores da Sema Luiz Henrique Magalhães Noquelli e Sibelle Christine Glaser Jakobi, integram o conselho como secretário executivo  e secretária, respectivamente. O Cehidro ainda conta com representantes dos órgãos e instituições governamentais, da sociedade civil organizada,  do abastecimento, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade e aquicultura.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO