Ranking da Fundação Procon-SP mostra que houve um aumento de 75% no número de reclamações referentes ao comércio eletrônico entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Levando em conta as cinco empresas mais reclamadas, o aumento foi de 60%, com o total de reclamações de 7.160. No mesmo período do ano passado, foi de 4.474.
De acordo com o Procon-SP, o número total de reclamações é considerado elevado levando em conta o período de crise econômica, com as vendas desaquecidas.
No 1º semestre de 2014, o número de reclamações foi de 18.103. Nos seis primeiros meses de 2015 ficou em 15.272, e de janeiro a junho de 2016 foi de 16.871. O Procon-SP destaca que em 2014 as vendas estavam aquecidas, situação oposta a 2016.
Além disso, o índice de solução de problemas foi considerado baixo pelo Procon-SP, já que o desejado pela entidade é de 90%, e neste ano as empresas mais reclamadas tiveram índice de 73%.
Empresas mais reclamadas
A Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, ficou em primeiro lugar, com 4.960 reclamações registradas. No mesmo período do ano passado, a empresa recebeu 2.827 reclamações. O índice de solução foi de 73%.
Em segundo lugar ficou a B2W Companhia Digital, dos sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, dobrando o número de registros em relação a 2015, de 580 para 1.174. O índice de solução também foi de 73%.
Em seguida aparece o Magazine Luiza, mas o número de reclamações caiu de 490 em 2015 para 429 em 2016, mesma coisa com o Walmart, que ficou em 4º lugar e registrou queda de 443 para 343. Em 5º está a NS2.com Internet S/A, dos sites Netshoes e Zattini, que subiu de 134 para 254 queixas. O índice de solução foi de 89% no Magazine Luiza, de 90% no Walmart e de 86% na Netshoes.
Outro lado
Por meio de nota, a Netshoes compartilhou o posicionamento oficial da empresa quanto aos dados divulgados pelo Procon.
"O Grupo Netshoes reforça seu compromisso em oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor, investindo constantemente em uma relação transparente e próxima aos clientes. A companhia observa um aumento significativo em seu índice de solução: em 2015, era de 71% e, em 2016, já supera o índice de 86%, mesmo tendo apresentado um forte crescimento no número de pedidos em suas lojas. Nesse período, o grupo registrou evolução significativa na Zattini, com seu portfólio de moda, lançou a categoria de Beleza, apresentou seu Marketplace e continua a investir em novas categorias, serviços e produtos visando otimizar a experiência de seus clientes.
A empresa conta com uma Central de Relacionamento própria, disponível via chat, e-mail, telefone e redes sociais, visando garantir um contato cada vez mais próximo aos clientes, em busca de superar seus anseios e necessidades, com agilidade e eficiência. Ademais, a companhia dispõe de uma clara estratégia e robusta infraestrutura para garantir a excelência de prestação de serviços, mesmo em altos picos de datas promocionais, como a Black Friday. Isso resultou na conquista, ao longo dessa trajetória, de uma alta reputação perante os seus clientes e o mercado, com reconhecimento de mais de 40 prêmios concedidos pelas mais variadas instituições do setor em diversos segmentos." – Grupo Netshoes.