Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Obama diz que é 'sortudo' por ter uma 'parceira' como Dilma

09.04.2012
17:26
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente dos Estados Unidos,  Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (9) que se sente "sortudo" em ter a presidente brasileira, Dilma Rousseff, como parceira nas relações comerciais entre os dois países.

"As relações entre nossos dois países nunca foram tão boas e me sinto sortudo de ter na presidente Rousseff uma líder tão capaz e minha parceira nesses empreendimentos", afirmou Obama após citar a relação entre os dois países.

Os dois presidentes falaram após reunião privada em Washington. Ao presidente norte-americano, Dilma voltou a criticar as políticas expansionistas dos países ricos que levam à valorização do real e prejudicam as exportações.

Obama destacou o que chamou de "extraordinário progresso" do Brasil, país que, segundo ele, "evoluiu em direção à democracia, tirando milhões de cidadãos da pobreza e tornando-se líder no mundo".Barack Obama ressaltou o "trabalho importante" na área energética realizado pelo Brasil. "O Brasil é líder incontestável em biocombustíveis", disse ele, que também falou sobre a atuação na área de petróleo e gás. "Os EUA esperam não somente ser um grande freguês do petróleo brasileiro, mas também queremos cooperar em uma gama grande de projetos energéticos."

O presidente norte-americano também citou o "intercâmbio de estudantes sem precedentes" entre os dois países e o Open Government Partnership (OGP), Parceria para Governo Aberto, grupo que reúne diversos países liderados por EUA e Brasil e que prevê a transparência de dados públicos.

O Brasil já tem quatro consulados norte-americanos: em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Ainda não há informações sobre quando os novos consulados serão inaugurados.

Novos consulados
Em seu pronunciamento, Obama falou sobre a "ampliação dos elos de amizade" e a redução do tempo de espera para emissão de vistos para brasileiros que querem entrar nos Estados Unidos. Ele citou a abertura de dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre como medida para ampliar os laços entre os dois países. Os novos consulados haviam sido anunciados mais cedo pela secretária do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

"A abertura desses dois consulados - um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre - segue nosso relacionamento que vem se expandindo. Estamos tentando facilitar a retirada de vistos e as viagens, derrubar algumas barreiras que foram criadas, e continuar a promover o contato interpessoal", disse Hillary.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO