Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Operários encerram greve na GM em São José após acordo que adia cortes

24.08.2015
09:30
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os trabalhadores da General Motors (GM) em São José dos Camposaprovaram nesta segunda-feira (24) o acordo que adia as 798 demissões na unidade e encerraram uma greve que já durava duas semanas. O acordo, feito após audiência na Justiça do Trabalho na última sexta (21), foi aprovado pela categoria em assembleia nesta manhã.

Com a aprovação do acordo, a fábrica volta a operar nesta segunda-feira, mas 798 funcionários que seriam demitidos terão os contratos suspensos por cinco meses. Após esse período, o grupo poderá ser demitido.

A proposta ainda prevê pagamento adicional de quatro salários nominais a cada um dos funcionários ao final do período em layoff. Além disso, a GM também aceitou promover a antecipação da aposentadoria dos empregados e dar início a um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

A montadora informou que não irá haver retaliações aos trabalhadores grevistas e aceitou pagar 50% dos dias parados. O restante, será compensado pelos funcionários seis, dos 12 dias de greve.Durante o layoff, ficam garantidos aos trabalhadores o 13º salário e Participação nos Lucros e Resultados.

A General Motors tem cerca de 5 mil funcionários em São José e produz os modelos Trailblazer e S10. A fábrica chegou a ter oito mil funcionários, mas nos últimos três anos vêm reduzindo seu quadro alegandoa cidade.

Crise

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira (21), São José  foi a 30ª cidade do país que mais demitiu no primeiro semestre com fechamento de 4.744 vagas de janeiro a junho. O setor que mais fechou vagas foi a de serviços (1.968), seguido do comércio (1.392 ).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO