Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Painel debate perspectivas da infraestrutura de Mato Grosso

27.08.2015
07:11
FONTE: Assessoria

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Os principais desafios e as necessidades de investimentos na infraestrutura de transporte de Mato Grosso foram amplamente discutidos durante painel promovido no Seminário Mato Grosso – Transformação e Oportunidades, realizado nesta quarta-feira (26.08) em Cuiabá, em parceria entre o Governo do Estado e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). 

Um dos debatedores, o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, ressaltou a importância das parcerias com outros estados brasileiros, que possuem características semelhantes e fazem fronteira com Mato Grosso. “Interligações significativas do ponto de vista logístico podem ser viabilizadas com essa aproximação dos governadores e, consequentemente, dos secretários que fazem parte dos estados do Brasil Central, que tem se unido em busca do desenvolvimento”, afirmou. 

O seminário teve como objetivo mostrar as oportunidades, os desafios e as experiências de gestão na administração pública e em setores estratégicos que contribuem para o desenvolvimento da economia regional. 

Integrou o painel de debate o presidente da Odebrecht Transport, Paulo Cesena. Ele falou sobre a concessão obtida pela empresa na rodovia BR-163, um eixo estruturante da logística de Mato Grosso e principal rota para o escoamento da safra agrícola. 

O executivo apresentou dados que comprovam que reduziu em até 20% o número de mortes nos trechos da BR que estão sob a responsabilidade da concessionária. 

Ele explicou, ainda, que existe a previsão de investimento para 2015 de aproximadamente R$ 1.18 bilhão para melhorar a rodovia, e estimou que a concessão vai gerar R$ 5 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviço) para os municípios lindeiros. 

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística vê como uma das alternativas para melhor as rodovias do Estado o estimo das parcerias do Estado com a iniciativa privada. “Já lançamos em Mato Grosso, por exemplo, os programas de Pedágios Comunitários e Patrulhas Comunitárias que irão funcionar por meio de parcerias entre o Estado e associações sem fins lucrativos”, citou o secretário. 

Duarte ponderou, porém, acerca da atual realidade do Estado, que possui a pior malha viária do Brasil. “Temos um estado com dimensões continentais, mas que precisa desenvolver a infraestrutura. Quando iniciamos nossa administração, percebemos que a infraestrutura carece do básico, que é cuidar das rodovias repletas de buracos para só depois avançarmos nas discussões sobre logística”, avaliou. 

Opinião semelhante possui o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, que participou das discussões. Prado considerou que os investimentos devem ser no sentido de colaborar não só com a melhoria da atual infraestrutura, e incentivar a industrialização do Estado, e que uma forma é por meio das PPPs. “Falando como representante dos empresários, acredito que se nós precisamos de um país melhor, nós precisamos primeiro fazer a nossa parte e colaborar com Estado no sentido de melhorar a nossa infraestrutura”, comentou. 

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