Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Pais tiram o “chapéu” para os filhos durante encerramento dos “Futuros Produtores do Brasil”

24.10.2016
09:25
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pais tiram o “chapéu” para os filhos durante encerramento dos “Futuros Produtores do Brasil”
Chegaram ao fim os encontros da turma 2016 do projeto “Futuros Produtores do Brasil” realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) com o apoio dos Sindicatos Rurais. O curso foi dividido em quatro módulos, sendo um encontro por mês. A turma reuniu jovens filhos de produtores rurais de vários municípios do estado. O  último encontro foi realizado nessa sexta-feira (21), no hotel Business Prime, em Cuiabá.

Pela manhã, os jovens apresentaram o trabalho Agro Social de conclusão dos módulos. O momento marcante do encontro se deu no período tarde, no encerramento, quando os pais foram convidados para interagirem com seus filhos por meio de dinâmicas, atividades coletivas, troca de experiências e brincadeiras. A tarde foi marcada por muita emoção.

Ao final do evento o pai do jovem, Rafael Romanini , o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini fez um discurso emocionado que arrebatou todos os participantes. Com a voz embargada e os olhos lagrimejantes, Romanini ressaltou que ter seu filho participando do Futuros Produtores o enche de orgulho e ainda afirmou que o grupo deu um show de aprendizado. “Eu tiro o chapéu para o Rafael, ele é o meu orgulho. Na minha ausência na fazenda em Barra do Bugres, ele que me substitui e cuida da mãe. Ele é um presente de Deus. Além dele tiro o chapéu para todos os participantes. E gostaria de ressaltar a alegria de ver todos esses jovens animados e satisfeitos com o projeto. A nosso ideia era que a abelha picasse e ela picou e agora a paixão pelo agro corre na veia deles. Cumprimos o nosso objetivo”, discursou Romanini.        

Na avaliação dos jovens, o encontro recebeu nota 10 e vários participantes pediram para que fossem realizados mais encontros da turma. “Não sei o que dizer foi uma experiência diferente e divertida para nós. Esse encerramento fechou com chave de ouro o que já estava ótimo. Durante todo o programa foram muitos aprendizados que nos ajudaram a compreender mais profundamente o mundo agro. Esse fechamento com a participação dos pais superou as minhas expectativas. Uma experiência fantástica, passamos um dia que vai ficar marcado para sempre em nossas vidas”, disse a jovem Ieda de Assis e Silva, do município de Poconé.

Para o pai de Ieda, José Mario de Assis e Silva, foi uma iniciativa incrível do Sistema Famato fazer essa integração entre pais e filhos. A participação dos pais foi pequena, mas o suficiente para ver a emoção nos olhos deles e principalmente ver o crescimento pessoal e profissional que eles conseguiram agregar participando deste importante projeto. Agradeço em nome da minha família e do Sindicato Rural de Poconé, a Famato e o SENAR-MT, por se preocuparem com o crescimento e a motivação dos nossos filhos e o futuro das nossas propriedades. Obrigado por nos proporcionar um momento tão importante entre pais e filhos”, disse Silva.

“Eu me diverti, adquiri conhecimentos, viajei, sorri, me emocionei e fiz amigos. O “Futuros Produtores” foi para mim uma escola. Gostei muito, e gostaria que outros encontros como esse acontecessem mais vezes. Na verdade gostaríamos que esse turma não acabasse”, disse Amanda Faitta, filha do produtor rural de Aripuanã, Miguel Faitta.

Eu tiro o chapéu! Com uma dinâmica simples e conhecida por todos, consagrou um dos momentos mais importantes, onde vários pais abriram o coração e tiraram o chapéu pelas qualidades dos filhos, amor, dedicação e orgulho.  Foram depoimentos que revelaram o potencial, a força e o desejo de crescimento de cada participante.

Durante o evento, os pais falaram da paixão pelo agro passada de pai para filho.  “O nosso amor pelo agro faz com que nossos filhos também se apaixonem por uma profissão tão importante e que alimenta milhares de famílias”, disse Valdécio Fernandes, pai do futuro produtor Rafael Fernandes.

Para o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, mais importante que capacitar esses jovens é vê-los colocando todo o aprendizado em prática. “Nós do SENAR-MT acreditamos no potencial de vocês e por isso depositamos a nossa confiança. O “Futuros Produtores” é um programa que dá o ponta pé inicial para o sucesso profissional. É como uma escada, cada conquista equivale a um degrau. E vocês hoje concluíram a primeira etapa e subiram mais um degrau ”, disse Celidonio. 

Agro Sociais - Com um diferencial, o Sistema Famato desenvolveu um módulo voltado para a gestão do agronegócio, no qual os participantes na conclusão dos quatro encontros apresentam o projeto Agro Social elaborado com a orientação de um consultor do SENAR-MT.

Os jovens conseguiram surpreender nas apresentações dos projetos de conclusão da turma.  Entre os trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo estão: Sistema de manejo; Família pantaneira no turismo rural; Desenvolvimento do armazenamento de grãos na propriedade; Eficiência de Inseticidas; Melhoramento das condições bovinas; Mandioca ou macaxeira; Silos na propriedade; Pastagem degradada; Melhoramento e semiconfinamento; Produção e comercialização de cachaça; Torta de filtro como fertilizante orgânico; Método 5S e Gerando lucros em áreas improdutivas com a piscicultura.    

“A dedicação desses jovens em busca de um novo caminho para seu aprimoramento irá contribuir para potencializar o agro. Tenho certeza que conseguimos atingir o nosso objetivo, vamos colocar líderes qualificados no mercado do agronegócio”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

“O Agro Sociais veio como uma oportunidade que vai agregar à minha formação, principalmente, porque acredito nas potencialidades do agronegócio”, disse o jovem do município de Barra do Bugres, Felipe Martins.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO