Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Papéis do BTG Pactual na bolsa já caíram 32% desde a prisão de Esteves

01.12.2015
15:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • STF determina que banqueiro André Esteves e chefe de gabinete Diogo Ferreira sigam presos
Os papéis do BTG Pactual na Bovespa caíram 32% desde a prisão de André Esteves no dia 24 de novembro, de acordo com dados da Economatica. A queda considera o valor dos papéis desde o dia da prisão até o pregão encerrado nesta segunda-feira (30).

A variação leva em conta as units da companhia, que são ativos compostos por uma ação ordinária (que dão ao acionista direito a voto em assembleias da empresa) e duas preferenciais (que dão preferência na distribuição de dividendos) do BTG Pactual, além de três BDRs do BTG Pactual Participations.

BDR é uma sigla para "Brazilian Depositary Receipts", que são certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede no exterior.

O PTG Pactual não faz parte do Ibovespa, principal índice da Bovespa.

A prisão de Esteves

O sócio do banco BTG Pactual André Esteves foi preso no dia 24 de novembro na casa da família no Rio de Janeiro. Ele é suspeito de planejar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além do banqueiro, também foram presos o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira.

Segundo a PGR, o grupo tentou convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e ofereceu à família dele R$ 50 mil mensais.

Neste domingo (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki converteu as prisões de Esteves e Ferreira de temporárias em preventivas a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Preso na Cadeia Pública Pedrolina Werling de Oliveira (Bangu 8), na Zona Oeste do Rio, Esteves está recebendo o mesmo tratamento que os demais presos da unidade, segundo constatou a Vara de Execuções Penais em fiscalização ordinária realizada nesta segunda-feira (30).

Esteves renunciou ao comando do Grupo BTG Pactual, indicando que seus sócios estão buscando isolar o banco de seu fundador e maior acionista.

Persio Arida, sócio do BTG Pactual que foi apontado como presidente interino do banco de investimentos no último dia 25, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations. "Estamos tristes com a prisão do André Esteves", disse Arida um dia após o ocorrido, em seminário realizado pelo banco em São Paulo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO