Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Parceria de produtores e agricultores garante boa safra de feijão no MA

19.08.2014
10:06
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pequenos agricultores do Maranhão estão colhendo a safra do feijão. O grão foi plantado em áreas cedidas por produtores de soja e a parceria está garantindo alimento farto na mesa de muita gente.

Maria José Barbosa de Sousa corre para colher o feijão. Em dois dias, ela já conseguiu 40 quilos. Toda a produção vai ser usada para o consumo da família. “Ajuda muito, muito. Eu compro o arroz, compro tudo, menos o feijão”, conta.

O feijão que Maria José e outros 500 agricultores estão colhendo foi doado por produtores de soja, que com auxílio da Aprosoja Meio Norte cederam as terras, as máquinas e as sementes para o plantio. O projeto começou há quatro anos e desta vez foram semeados 100 hectares em três fazendas nos municípios de Brejo e Buriti, no leste do Maranhão.

Pedro Nascimento foi um dos primeiros a começar a colheita. A safrinha solidária, como é chamada a iniciativa, rendeu este ano 120 toneladas.

A colheita é manual e todos podem levar a quantidade que colher. Para muitos, é uma corrida contra o tempo.
Na pressa para levar a maior quantidade de grãos, aparece a família toda. Eles levam cadeiras, enchem cestos, sacos, motos saem carregadas do campo.

Maria dos Aflitos conta que a safrinha acaba com um longo período de penúria no sertão. Já na casa de Adília Mascarenhas teve feijão verde logo no almoço. “Feijãozinho verde com quiabo, galinha caipira e arroz. O almoço está garantido”, diz.

Segundo a Aprosoja, a quantidade de feijão plantado é suficiente para alimentar 2 mil famílias, durante seis meses.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO