Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Parte das agências do Amazonas adere à greve nacional dos bancários

30.09.2014
11:23
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Agência situada na Avenida Noel Nutels, na Zona Norte de Manaus, aderiu ao movimento
O Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM) confirmou ao G1 a adesão de parte das agências do Amazonas à greve nacional a partir desta terça-feira (30). Duas das principais reinvindicações da categoria no estado são o reajuste salarial de 12,5% e mais segurança para profissionais. De acordo com representantes do sindicato local, a paralisação deve acontecer por tempo indeterminado.

Segundo o presidente da SEEB-AM, Nindberg Barbosa, todas as agências do Centro de Manaus já aderiram ao movimento. "Por enquanto, as agências dos bairros [capital] vão continuar fazendo atendimento à população. Foi decidido começar com as do Centro para não prejudicar muito a população, já que hoje [terça] é dia de pagamento", explicou.

Nindberg informou ainda que uma agência do Bradesco situada na Avenida Boulevard Alvaro Maia está atendendo ao público.

Conforme o sindicato, no interior do estado, apenas as agências das cidades de Parintins, Itacoatiara e Manacapuru informaram que vão aderir ao movimento. "As agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal confirmaram adesão nesses municípios. Por enquanto, o Itaú vai manter atendimento nas cidades", disse Nindberg.

Reivindicações

A categoria reivindica piso salarial de R$ 2.979,25, Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também quer aumento nos valores de benefícios, como vale refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros.

Na segunda-feira (29), Nindberg informou que, no último sábado (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 7,35% de reajuste, mas a oferta foi rejeitada. Ele afirmou que as negociações estão acontecendo desde agosto, quando foram apresentadas as solicitações e o pedido de reajuste salarial de 12,5%. Como contraproposta, a Fenaban ofereceu de 7% a 7,35%, o que, segundo o presidente, é uma "desvalorização para a classe".

Quanto ao pedido de mais segurança, Barbosa diz que a Fenaban afirma ser de responsabilidade da Segurança Pública do Estado e não das agências. "Eles ficam jogando a questão da segurança para a Segurança Pública, mas, no nosso entendimento, eles, como empregadores, também têm obrigação de oferecer meios para o trabalhador se sentir seguro no ambiente de trabalho", destacou na segunda (29).

Pagamentos

As contas dos correntistas com vencimento no período da greve poderão ser pagas nas casas lotéricas, por meio de caixas 24 horas ou pelos serviços on-line oferecidos pelos bancos.

Até as 20h40 de segunda-feira (29), 15 estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO