Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pepro de algodão ofertará 501 mil toneladas de MT e outros 8 estados

20.09.2014
05:12
FONTE: g1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cotonicultores solicitam adiamento do início do vazio sanitário do algodão em MT
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta sexta-feira (19) a realização de um Leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para algodão. Será o primeiro deste ano, programado para o próximo dia 25, e com oferta de 501 mil toneladas das safras 2013/14.

De acordo com o aviso da estatal, a venda e o escoamento vão abranger as produções dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Ao todo, nove lotes serão ofertados e a maior parcela do algodão localiza-se na região Oeste da Bahia (são 140 mil toneladas. Para os demais estados a distribuição ficou da seguinte forma:  Minas Gerais com 8 mil toneladas, São Paulo com 3 mil toneladas, para Goiás outras 24 mil toneladas), Mato Grosso do Sul com 18 mil toneladas, Mato Grosso com 291 mil toneladas, Maranhão 9 mil toneladas, Piauí 6 mil toneladas e Tocantins 2 mil toneladas.

Segundo o edital, o participante (produtor rural ou sua cooperativa) deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do algodão em pluma para qualquer localidade diferente da Unidade da Federação de plantio ou quando a operação for realizado no mesmo estado de plantio a sua venda e subseqüente transformação em fio ou tecido por uma Indústria de fiação.

Os prazos para realização da venda diferem de acordo com o estado, conforme previsto em edital.

A Conab afirma que as operaões vão beneficiar estados brasileiros onde os preços recebidos pelos produtores estão abaixo do mínimo de R$ 54,90/arroba (15 quilos).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO