Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Percentual de famílias endividadas cai, mas inadimplência sobe

25.11.2014
11:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cada consumidor inadimplente  possui, em média, quatro dívidas.
O percentual de famílias endividadas caiu pelo terceiro mês seguido em novembro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O levantamento mostra que 59,2% das famílias tinham dívidas no mês. Em agosto, eram 63,6%.

A fatia de famílias inadimplentes, no entanto, cresceu de 17,8% em outubro para 18% em novembro. Também ficou maior o percentual das que declararam não ter condições de pagar suas dívidas em atraso, de 5,4% para 5,5%.

Em nota, a CNC aponta que a cautela das famílias em relação ao consumo, adicionada à proximidade das festas de fim de ano, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas. “Entretanto, entre as famílias com dívidas, o comprometimento da renda com o pagamento destas aumentou, acompanhando o custo elevado do crédito”.

Faixas de renda

Em todos os indicadores, as famílias com renda de até dez salários mínimos superam as que ganham acima desse valor.

Segundo o levantamento, 60,7% das famílias com renda menor estão endividadas, enquanto entre as com renda mais elevada esse percentual é de 52,1%. A inadimplência atinge 20,1% das famílias com renda até dez salários, e 9% das com renda superior a esse patamar.

Já a fatia dos que não terão condição de pagar a dívida é de 6,5% entre os mais pobres, e de 2% entre os mais ricos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO