Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Pescadores de RO reclamam de atraso no pagamento de seguro

22.07.2014
10:18
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pescadores de municípios atingidos pela enchente do Rio Madeira, em Rondônia, reclamam do atraso no pagamento do Seguro Defeso. O Ministério do Trabalho promete uma solução para o caso, mas o problema está longe de acabar.

Os pescadores de Porto Velho nem querem mais falar sobre o assunto, eles estão revoltados e se sentem enganados. O secretário da colônia dos profissionais, Amarildo Batista Costa, diz que não há como tirar a razão deles, já que estão há três meses esperando pelo dinheiro.

O Seguro Defeso é um salário mínimo que cada pescador profissional recebe de novembro a março, período de reprodução das espécies, quando a pesca fica proibida. Com a cheia do Rio Madeira este ano, o Governo Federal prometeu estender o pagamento por três meses, a primeira parcela deveria ter sido paga em abril, mas até agora não caiu nenhum centavo na conta.

Segundo apuração, o problema foi com o sistema de processamento de dados em Brasília, que têm informações somente por estados e não por municípios. Em Rondônia, quatro municípios decretaram calamidade pública por causa da cheia e só esses pescadores têm direito de receber a prorrogação do Seguro Defeso.

A chefe de Serviço de Política Pública da Superintendência Regional do Trabalho, Violeta Sales, recebeu a confirmação do Ministério de que os cerca de 6 mil pescadores dos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré e Rolim de Moura foram habilitados e o pagamento deve sair esta semana.

Já o superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Giovan Damo, explica que somente uma parcela está garantida, as outras duas prometidas ainda dependem de aprovação.

O Rio Madeira está no processo de vazante. O nível atual, 19 metros, ainda é considerado alto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO