Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pesquisador do IFMT estuda consequências do armazenamento irregular de milho

21.04.2014
05:55
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Como projeto de pesquisa de mestrado, André Luiz Arenhardt iniciou uma pesquisa sobre a qualidade sanitária de grãos de milho armazenados na região de Sorriso.  Segundo ele, um dos fatores que motivaram a pesquisa é que estudos revelam que “a falta de cuidado com o grão durante o armazenamento pode contribuir para a produção de micotoxinas, produzidas pelos fungos, trazendo prejuízos à saúde do consumidor”.

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar de a estimativa da produção de milho no médio-norte de Mato Grosso para a safra 2013/2014 ser 36,83% menor do que a da última safra, ainda assim a produção deve ser 77,94% maior do que há cinco anos. Nesse cenário, as unidades de armazenamento desempenham um papel importante na logística de escoamento do produto. “há um contraste muito grande entre o volume de produção a ser armazenado e a quantidade de unidades armazenadoras”, explica Arenhardt.

A pesquisa de André está vinculada ao curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Bela Vista. Orientado pela professora Gilma Silva Chitarra, professora do Campus Sorriso do IFMT, o estudo foi contemplado com uma bolsa da Capes/Fapemat, conforme edital 009/2013.

De acordo com Chitarra, dois projetos orientados por ela foram inscritos para concorrer às bolsas desse edital (o de André e outro da pesquisadora Débora Cristina Pastro. Esse último sobre o “uso de marcadores moleculares na detecção da microbiota deteriorante do pescado comercializado na baixada cuiabana”). Dos 297 projetos submetidos ao processo de seleção, 85 foram contemplados, inclusive os dois orientados pela professora de Sorriso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO