Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pesquisador vai apresentar alternativas para os sistemas de produção do MT

21.04.2014
12:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“Sistemas de Produção de Grãos e Fibras em Mato Grosso – Visão Integrada com Sustentabilidade” será o tema da primeira estação do dia de campo do 3º Encontro Regional de Sistemas Produtivos que será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Fernando Mendes Lamas, no dia 29 de abril, em Sorriso.
 
Segundo o pesquisador, que é especialista em sistemas de produção, evolvendo as culturas de soja, milho e algodão, no evento será apresentado uma análise dos sistemas de produção atualmente em uso no cerrado brasileiro, especialmente em Mato Grosso. “Vamos apontar as vulnerabilidades, e ao mesmo tempo, apresentar um conjunto de alternativas de sistemas de produção, fundamentados no sistema de plantio direto, que apresente sustentabilidade, no sentido mais amplo da palavra, considerando aspectos econômico, social e ambiental”.
 
Fernando Lamas pretende apresentar algumas opções de culturas para fazer cobertura do solo. “Acabei de chegar de uma viagem e andei quase todo Mato Grosso e observei que nas áreas de plantio direto a quantidade de palha é pouca. Agora, por exemplo, só tem o que restou da soja, que é extremamente insuficiente pra assegurar a sustentabilidade do sistema. Então nós vamos mostrar alternativa para produzir palha e alternativa para combinar cultura. Tudo isso dentro da perceptiva de uma visão econômica, social e ambiental”.
 
Ainda segundo Fernando Lamas, um dos grandes problemas hoje de Mato Grosso é a falta da rotação de culturas. A agricultura no estado esta sustentada, no verão com cerca de 8 milhões de hectares cultivados de soja, e no período do outono e inverno, na segunda safra, com mais 6 mil hectares de algodão e uns 4 milhões de hectares de milho. E quando se pensa em manejo de pragas, doenças e plantas daninhas a rotação de culturas é fundamental.
 
“O inseticida, o fungicida e o herbicida sozinho não resolve todos os problemas. Inclusive andando pela região de Sorriso, Ipiranga do Norte, sapezal, Campo Novo do Parecis, nós vimos algo que assusta. O produtor está fazendo uma quantidade muito grande de aplicações desses produtos e muitas vezes não esta obtendo êxito que ele gostaria de obter. Então a rotação de culturas é fundamental.” explica o pesquisador.
 
Por isso nesse encontro Fernando quer fazer uma abordagem nessa direção e mostrar, principalmente ao produtor, que a melhor opção é um sistema sustentável. “Nós queremos apresentar, sem querer ensinar, apenas mostrar aos participantes do 3º Encontro que existem alternativas, e que a gente precisa utilizar essas alternativas, para continuar fazendo agricultura de uma forma interessante e cada vez mais pujante por muitos e muitos anos.”
 
O 3º Encontro Regional de Sistemas Produtivos será realizado nos dias 28 e 29 de abril.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO