Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Pesquisadores do Cepea levantam informações sobre custos de produção de aves e suínos em MT

10.11.2014
18:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na última semana, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estiveram em Mato Grosso para colher informações sobre custos de produção da avicultura e suinocultura para o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As informações foram colhidas durante reuniões (painéis) com produtores, técnicos e representantes das indústrias, realizadas nos sindicatos rurais de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Nova Mutum. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apoiou e deu suporte na realização dos painéis, auxiliando os sindicatos na mobilização dos produtores.
 
O Campo Futuro existe desde 2007 e é realizado pela CNA. Para esta pesquisa contou com a parceria do Cepea. O objetivo é gerar informações e contribuir para a melhoria dos mecanismos de gestão de custos e riscos na produção. A pesquisadora Camila Brito Ortelan explica que esta é a primeira vez que o projeto levanta informações sobre avicultura e suinocultura. “Devido ao crescimento destas cadeias, a CNA resolveu incluir no Campo Futuro neste ano e os Estados escolhidos foram Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, por serem os principais produtores”, pontua Camila.
 
Em Mato Grosso, a equipe se reuniu com produtores integrados de aves de corte, de leitões e de terminação de suínos e com produtores independentes de suínos de corte. Segundo o pesquisador Marcos Debatin Iguma, as informações captadas no Estado serão essenciais para elaborar o estudo, que deve ser divulgado no próximo ano. “Será a primeira vez que teremos dados concretos de custos de produção de aves e suínos e os dados colhidos aqui nos ajudarão a formatar a melhor ferramenta de cálculo de custos e no acompanhamento da evolução destes gastos”, frisa Iguma.
 
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 foram abatidos mais de 2 milhões de suínos e cerca de 252 mil aves em Mato Grosso. A Famato apoia e dá suporte às visitas dos pesquisadores no Estado. O analista de Pecuária, Rafael Linhares, destaca que a entidade está empenhada em fortalecer a avicultura e a suinocultura no Estado. “Neste ano já fomos parceiros da CNA na realização de painéis do Campo Futuro sobre grãos e piscicultura. A Famato entende que é muito importante que os produtores tenham em mãos ferramentas como esta para auxiliá-los na tomada de decisões”.
 
Além da Famato, o Campo Futuro Aves e Suínos também contou com o apoio dos Sindicatos Rurais, da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), da Associação dos Produtores Integrados na Suinocultura do Médio Norte do Estado de Mato Grosso (Aprismat) e da Associação de Produtores de Proteína Animal (Appa). 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO