Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pessimismo atinge comerciante paulistano pela 1º vez, diz indicador

29.07.2014
11:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O empresário do comércio varejista da cidade de São Paulo está pessimismo em julho, sentimento registrado pela primeira vez desde março de 2011, quando foi lançado indicador que mede o grau de confiança do setor, aponta nesta terça-feira (29) a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a divulgação, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu a marca de 98,6 pontos – ligeiramente abaixo do limite de 100 pontos, que divide as percepções pessimistas das otimistas.

Em relação a junho, o recuo foi de 2,5%. Já na comparação com julho de 2013, houve queda de 5,4%.

"Trata-se de uma clara sinalização do agravamento das condições econômicas brasileiras. Os comerciantes paulistanos passam a manifestar um descontentamento efetivo em relação aos rumos da economia diante de cenário com a permanência da inflação em alto patamar, do baixo volume de vendas registrado recentemente nas principais datas comemorativas (Dia das Mães e Dia dos Namorados) e das taxas de juros elevadas afugentando ainda mais os consumidores", avalia, em nota, a assessoria econômica da entidade.

A diminuição da confiança entre junho e julho desse ano foi maior para os donos de empresas com mais de 50 funcionários do que para os proprietários de companhias com até 50 empregados, com índices negativos de 6,3% e 2,4% respectivamente.

O desempenho negativo em julho foi resultado do descontentamento em relação ao momento atual e da redução das projeções sobre o futuro da economia.

Um dos componentes do indicador, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu 2%, para 73,8 pontos. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) recuou 3,1%, a 125,9 pontos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO