Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Petrobras bate recorde de produção no pré-sal e abre novo poço na área

05.04.2014
14:00
FONTE: Valor OnLine

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Petrobras informou nesta sexta-feira (4) ao mercado que bateu, em março, o recorde de produção mensal de petróleo no pré-sal, com 387 mil barris de óleo por dia. Esse volume corresponde ao total operado pela companhia e inclui a parcela da estatal e aquela destinada aos seus parceiros nos campos produtores.

O recorde anterior era de fevereiro, quando a empresa produziu 385 mil barris de petróleo por dia nos campos do pré-sal.

A Petrobras também informou ter colocado em produção, nesta quinta-feira (3) o poço 7-SPH-04-SPS, em lâmina d'água de 2.120 metros, no campo de Sapinhoá, no polo pré-sal da Bacia de Santos. Esse poço - que segundo a empresa tem potencial de produção estimado em 26 mil barris de petróleo por dia - está interligado ao FPSO Cidade de São Paulo e é o terceiro poço produtor do projeto piloto de Sapinhoá.

O FPSO Cidade de São Paulo tem capacidade para processar até 120 mil barris de óleo por dia e está em operação desde 5 de janeiro de 2013, quando foi interligado diretamente ao poço SPS-55. O quarto poço produtor do projeto será interligado no início do segundo semestre.

"Com a entrada desse poço, a plataforma atingirá sua capacidade máxima de produção", diz o comunicado divulgado pela Petrobras ao mercado.

O poço interligado ontem em Sapinhoá utiliza um sistema pioneiro chamado de Boia de Sustentação de Risers (BSR). Este foi o segundo poço a entrar em operação através do sistema de coleta BSR, após a entrada em produção do poço SPS-77A, que está produzindo aproximadamente 36 mil barris por dia de petróleo desde o dia 18 de fevereiro.

Além da primeira boia já instalada no campo de Sapinhoá, outros três sistemas semelhantes foram contratados para instalação nos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Desses três, mais um será destinado ao campo de Sapinhoá e outros dois ao campo de Lula, no FPSO Cidade de Paraty, que tem capacidade para processar até 120 mil barris de óleo por dia e entrou em operação em 6 de junho de 2013, com a produção do poço LL-11, interligado diretamente à plataforma.

A Petrobras informou que no momento está sendo feita a instalação dos dutos flexíveis do poço 7-LL-22D-RJS, primeiro produtor a ser conectado à boia de Lula NE.

'Esse poço entrará em operação ainda neste trimestre. Na sequência, serão interligados mais dois poços, de modo que, no terceiro trimestre deste ano, será alcançada a capacidade máxima de produção do FPSO Cidade de Paraty', frisou a Petrobras no comunicado.

O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%). O campo de Lula é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO