Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

PF faz operação no RJ, SP e DF contra fraude no controle de bebidas

01.07.2015
10:36
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Agentes da Polícia Federal (PF), em conjunto com a Casa da Moeda e a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda, realizavam na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação Vícios. De acordo com a corporação, a ação tem o objetivo de cumprir 23 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Além dos mandados, a Justiça Federal decretou também o sequestro de bens dos principais investigados, além da quebra de sigilos fiscais e bancários. Como mostrou o Bom Dia Brasil, os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

As investigações começaram há dois anos e tiveram o apoio da Casa da Moeda. A Polícia Federal verificou a existência de fraude em contrato referente à implantação do Sistema de Controle da Produção de Bebidas (SICOBE), que compete à Casa da Moeda.

Segundo a PF, o faturamento nos últimos seis anos referente a essa contratação ultrapassou R$ 6 bilhões. Indícios apontam para o pagamento de aproximadamente R$ 100 milhões em propina para servidores da Receita Federal e empregados da Casa da Moeda.

A implantação do sistema de controle teve início em 2008 por meio de um contrato firmado por inexigibilidade de licitação, sob suspeita de direcionamento para uma empresa. Foram colhidas evidências de que licitação mais recente, realizada entre 2014 e 2015, também foi fraudada para beneficiar a mesma empresa.

A PF investiga também se a contratação do sistema de controle da produção de cigarros teria sido igualmente objeto de fraude.

Posicionamento da Casa da Moeda

Em nota, a Casa da Moeda informou que assim que o presidente Francisco Franco tomou ciência dos principais assuntos, identificou uma suspeita de irregularidade na forma de contratação da prestação de serviço do Sistema de Controle da Produção de Bebidas.

“O presidente acionou os controles internos da empresa, entre eles, a Auditoria da CMB e, em paralelo, encaminhou o caso à Polícia Federal, órgão responsável por investigar possíveis desvios em empresas federais”.

A direção ressaltou que todos os empregados envolvidos no caso serão exonerados dos cargos e, se comprovada na Justiça a sua participação, serão demitidos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO