Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

PIB da zona do euro vai crescer a taxa moderada em 2016 e 2017, diz UE

04.02.2016
10:59
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O crescimento econômico da zona do euro vai acelerar ligeiramente neste ano e no próximo, estimou a Comissão Europeia nesta quinta-feira (4), mas o ritmo será menor em 2016 do que as estimativas anteriores devido ao aumento dos riscos globais.

É esperado que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países membros da zona do euro cresça 1,7% este ano, de 1,9% em 2015. A recuperação vai ganhar velocidade em 2017 com expansão econômica de 1,9%, disse a Comissão em suas projeções econômicas de inverno (no hemisfério norte).

A estimativa de crescimento para este ano foi ligeiramente revisada para baixo, de 1,8% da previsão de novembro. O número de 2017 ficou inalterado.

Fatores externos são vistos como os principais riscos para a economia da zona do euro, que vai continuar a crescer em maior parte por causa do consumo doméstico.

"O crescimento moderado da Europa está enfrentando fatores desfavoráveis, do crescimento mais lento dos mercados emergentes como a China, do comércio global mais fraco e das tensões geopolíticas vizinhas à Europa", disse o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, em um comunicado.

Os preços baixos do petróleo, o crédito barato e o euro fraco vão continuar a impulsionar o crescimento da zona do euro, mas isso será compensado pelo "ajuste desordenado" na China e a possibilidade de taxa de juros maiores nos Estados Unidos.

Todas as nações da zona do euro devem crescer este ano, exceto a Grécia, cujo PIB deve recuar 0,7%, embora seja um declínio menor do que o de 1,3% previsto pela Comissão em novembro.

Inflação

A Comissão Europeia rebaixou nesta quinta a 0,5% para 2016 suas projeções de evolução de preços na zona do euro, contra um prognóstico de 1% em suas estimativas de novembro.

Depois de registrar uma inflação nula em 2015, a comissão afirma em suas previsões econômicas de inverno que "para o ano de 2016 em seu conjunto, a taxa de inflação anual da zona do euro será de apenas 0,5%, em parte porque o crescimento dos salários será moderado".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO