Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

PIB do Brasil segue na lanterna mundial em ranking com 33 países

31.08.2016
12:02
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O desempenho da economia brasileira no 2º trimestre ficou na lanterna, mais uma vez, em ranking de desempenho da agência de classificação de risco braisileira Austin Rating que compara o PIB (Produto Interno Bruto) de 33 países.

O ranking compara o desempenho do PIB em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e reúne os países que já publicaram seus resultados até o momento. Segundo a agência, os 33 países listados representam 79% do PIB mundial.

O PIB brasileiro caiu 0,6% no 2º trimestre em comparação com os três meses anteriores (ou de 2,2% em termos anualizados) e 3,8% na comparação contra o primeiro trimestre de 2015. O Brasil registrou queda do PIB pela 6ª vez consecutiva na comparação contra o trimestre imediatamente anterior e pela 9º vez seguida na comparação contra o mesmo período do ano anterior.

"Novamente, o Brasil foi superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, que nas edições anteriores estavam com desempenho piores. Outras economias que apresentaram resultados muito ruins nas edições anteriores, como a Venezuela, até o momento não divulgou seus resultados", destaca o estudo.

No topo do ranking está a Filipinas, com crescimento de 7% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Na sequência, aparecem China e Indonésia, com avanço de 6,7% e 5,2%, respectivamente.
Destaques do 2º trimestre

Os destaques positivos do 2º trimestre na economia brasileira foram a indústria e os investimentos, que registraram alta, sinalizando indícios de retomada.

Após 5 trimestres seguidos de queda, a indústria avançou 0,3% na comparação com o trimestre anterior. Já os investimentos, medidos pela chamada Formação Bruta de Capital Fixa, voltaram a crescer, depois de 10 quedas seguidas, registrando alta de 0,4%.

Por outro lado, o consumo das famílias, que durante anos colaborou com o crescimento da economia, recuou pelo 6º trimestre seguido. De abril a junho, a baixa foi de 0,7%. Os gastos do governo também diminuíram. A retração foi de 0,5% frente ao primeiro trimestre deste ano.

Projeções

A Austin Rating revisou sua projeção de retração do PIB brasileiro de 3,9% para 3,1% em 2016 e de 0% para 1,1% em 2017.

"A mudança na condução da gestão econômica do País, agora sob o comando de Michel Temer e Henrique Meirelles, que reiteram o controle dos gastos públicos via redução das despesas, tem gerado efeitos positivos nos indicadores de confiança e intenção de investimentos que registram recuperação constante, apesar de ainda moderada".

Economistas ouvidos pelo G1 avaliam que a economia começa a dar sinais de retomada e que a expectativa é que o Brasil consiga sair da recessão a partir do quarto e último trimestre do ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO