Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

PIB dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014

30.01.2015
11:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento de Comércio do país. A expansão ficou acima da registrada em 2013, de 2,2%. Os dados são prévios e ainda vão passar por revisão.

Esse foi o quinto ano seguido de alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, após dois anos de recessão – 2008 e 2009 – provocados pela crise financeira internacional. O resultado, portanto, consolida ainda mais a recuperação da maior economia do mundo.

No quarto trimestre de 2014, o PIB americano teve alta anualizada de 2,6%, abaixo do crescimento de 5% dos três meses anteriores.

O aumento do PIB no quarto trimestre refletiu contribuições positivas vindas de despesas pessoais, investimento em estoque privado , exportações. A contribuição negativa veio de gastos do governo federal e das importações, que aumentaram.

Política monetária

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (28) que pode ser "paciente" para ajustar a política monetária do país, em um indicativo de que as taxas de juros, que estão em mínimas históricas, podem permanecer assim por mais tempo.

Em comunicado divulgado ao final de uma reunião de dois dias, o Fomc (comitê de política monetária do Fed) decidiu manter a taxa básica de juros do país entre 0 e 0,25%, para "sustentar a continuação do progresso em direção ao emprego máximo e à estabilidade de preços".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO