Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Preço do feijão cai em média 40% em supermercados de Montes Claros

21.08.2014
11:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • feijão
O preço do feijão carioquinha ficou 40% mais barato nas prateleiras dos supermercados do Norte de Minas Gerais. O quilo do grão que chegou a custar R$ 5,48 no ano passado, agora sai a R$ 1,98.

A economista Vânia Vilas Boas, que faz o levantamento do Índice de Preços ao Consumidor em Montes Claros (MG), afirma que a redução no preço está ligada a dois fatores, à oferta do produto em maior quantidade e à mudança de hábito do brasileiro, em diminuir o consumo de feijão.

Ela ainda afirma que o cenário econômico é otimista. "O feijão consumido na cidade vem de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, com essa produção associada a do Norte de Minas, o produto tende a ficar ainda mais barato."

Bruno Araújo, gerente de um supermercado, diz que o custo repassado para o consumidor diminuiu porque há cada vez mais uma disputa acirrada entre os fornecedores do produto. Como eles fornecem o produto a um preço menor, o consumidor sente a diferença diretamente no bolso.

"Tá com preço bom, em vista do que tava", afirma o aposentado João Lopes de Queiroz.

Com o feijão barato, quem compra quantidades maiores do grão garante que a economia é uma oportunidade para elaborar um cardápio mais rico, como afirma o gerente de uma instituição que atende crianças com câncer. Mensalmente são comprados 150 quilos de feijão, que é utilizado no consumo diário dos assistidos e também em cestas básicas que são distribuídas para eles.

"Com essa redução podemos aumentar ainda mais o nosso leque de alimentos", destaca Fernando Dias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO