Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Presidente da multinacional confirma instalação de complexo industrial em Vera

13.10.2015
10:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As negociações já estavam avançadas, mas a visita do argelino Issad RebRab, ao município de Vera, no último domingo (11.10), fez com que fossem sanadas quaisquer dúvidas quanto as intenções da empresa no município. 

A primeira reunião aconteceu ainda no sábado (10), em Sinop/MT, onde o prefeito Nilso Vígolo expôs as necessidades do município na questão documental e ouviu do presidente e diretores da multinacional, seus interesses, metas e necessidades para a instalação na cidade. Também participaram, o empresário Moacir Giacomelli e Jackson Webler, primeiro funcionário da multinacional em Vera. 

"Em certos momentos a discussão foi até acalorada, mas ambos os lados entendem que esse tipo de negociação é muito abrangente e significativa para a população. Agora, está em andamento todo o processo legal para concretização das negociações”, comentou o assessor jurídico da Prefeitura, Arlindo Vogel, que acompanhava o prefeito. 

Com o entendimento entre as partes, Vígolo, convidou o presidente e integrantes da empresa, para – no domingo (11) – uma breve reunião e almoço, com os vereadores, ex-prefeitos, secretários e mais algumas autoridades do município. “Reunião muito produtiva, tendo em vista a necessidade da população estar por dentro de todas as negociações, bem como, mostrar o quanto estamos empenhados em concretizar este projeto, que irá beneficiar muito, não só o município de Vera, mas toda a região”, comentou o prefeito de Vera, Nilso Vígolo. 

Além dos vereadores, todos os secretários da administração municipal também participaram da reunião. Eles acompanharam a explanação, sempre muito calma e compassada do senhor RedRab, que falava em francês e era traduzido para o português pelo representante do grupo no Brasil, Paulo Hegg. 

“É com grande alegria que recebemos o senhor (Issad), aqui em nossa cidade. Eu, e os demais vereadores, estamos muito contentes e comungamos da mesma opinião do prefeito, quando ele diz da valorização que esta indústria irá trazer para nossa cidade”, enfatizou Xavier. 

Issad, agradeceu a receptividade calorosa de todos, tendo em vista ser um domingo, dia de folga para as pessoas e garantiu que o retorno será dado em geração de empregos e renda para toda a sociedade. 

Jackson Webler, funcionário da Cevital em Vera, destacou a visão empreendedora de RedRab, que deu sinais de que poderá expandir ainda mais sua produção de alimentos no município, além dos produtos que já estão confirmados no projeto inicial da Cevital. 

O complexo industrial
Para que a indústria pudesse ser instalada em Vera, a Prefeitura comprou cerca de 142 hectares da fazenda Sodema, que se uniu aos 88 que já havia disponível no setor industrial I, próximo à rodovia Br-163. O próximo passo será a aprovação pelos vereadores, do projeto de compra junto à Sodema e depois, o processo de doação da área, para a empresa multinacional. 

Um detalhe importante é que no projeto existirão cláusulas em que o município fica resguardado em não perder a área caso ocorra algum problema e a empresa não cumpra o prometido no sentido de gerar empregos e renda ao município. 

Serão processadas 1,2 milhão de toneladas de soja, milho e arroz, já que haverá indústria Esmagadora de Soja, Fabrica de Etanol de Milho, Beneficiamento de Arroz, Fábrica de Ração, Fabrica de Margarina e Misturadora de Adubo. 

O investimento da multinacional será de US$ 500 milhões, ou aproximadamente R$ 1,5 bilhão. A expectativa é que até em 24 meses algumas das unidades industriais do complexo já estejam construídas. Na primeira etapa será construído a fábrica de ração, óleos vegetais e de esmagamento de soja. 

Issad RebRab (70 anos)
Empresário argelino, Fundador e atual presidente do grupo industrial CEVITAL, a maior empresa privada na Argélia, ativo em aço, alimentos, agronegócios e eletrônicos. 

De acordo com o portal africa21online.com, que se baseia nos dados da Forbes (revista de negócios e economia americana) RebRab é a 8ª pessoa mais rica da África, com um patrimônio estimado de US $ 3,2 bilhões, em dezembro de 2014.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO