Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Primeira rodada do Pensar MT levanta demandas dos municípios do norte de Mato Grosso

04.04.2014
08:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Logística, atração de investimentos e questões fundiária, trabalhista e ambiental nortearam as discussões da primeira rodada do projeto Pensar MT nos municípios de Alta Floresta e Colíder. Ontem, quinta-feira, foi a vez de Marcelândia receber o projeto – uma iniciativa do Fórum Agro MT, cujo objetivo é levantar as demandas do setor e contribuir na criação de uma agenda positiva do agronegócio para os candidatos ao governo do Estado e bancadas federal e estadual.
 
Em Alta Floresta, município onde a pecuária é a principal atividade econômica, os participantes destacaram a necessidade de melhorias na logística da região. Além disso, pontuaram que a educação é a chave para a solução dos principais problemas do Estado e do Brasil. Segundo o presidente do sindicato rural, Celso Bevilaqua, o projeto Pensar MT vem ao encontro dos anseios do setor produtivo e da sociedade. “Os políticos são eleitos sem projetos de gestão. Esse projeto Pensar MT será importante para os futuros candidatos. Tanto para Alta Floresta como para Mato Grosso e o Brasil, a educação é a base de tudo. E no caso da logística, precisamos de investimentos em outros modais, além do rodoviário”, opinou Bevilaqua.
 
O produtor rural de Carlinda, José Marques Mendonça, avaliou a iniciativa muito positiva para a sociedade. “Não imaginava a grandeza desse projeto. Temos necessidade de união, força e organização. Essa agenda positiva vai ser importante para orientar os próximos governantes a fazerem uma gestão diferente do que vem sendo feita”.
 
No município de Colíder, as pessoas que participaram do encontro reforçaram a importância de os futuros governantes darem mais atenção aos pequenos produtores. Para eles, o “nortão” de Mato Grosso está esquecido. A pecuária é o forte da região e a agricultura vem sendo implantada aos poucos por grandes produtores nas áreas de pastagem degrada. “A esperança do grande e do médio produtor é a vinda da agricultura. Mas o pequeno não tem estrutura para plantar lavoura até por sua condição fundiária e dificuldade de mecanização. Os pequenos estão ficando perdidos”, afirmou o pecuarista Adelino Domingues, que produz há 23 anos no município.
 
Há 17 anos o pecuarista Antonio Lima Galadinovic veio para Colíder e, segundo ele, os principais problemas da região continuam sendo a logística e o fundiário. Ele sugeriu uma “varredura” feita pelos governos federal e estadual para demarcar todas as áreas da União e do Intermat que, na avaliação dele, ainda precisam ter organização e o compromisso dos órgãos na emissão dos títulos. Em relação à logística ele defende a pavimentação da MT 410 que liga Tabaporã até Nova Canaã do Norte e dá acesso à BR-163 até o porto de Santarém-PA.
 
Para o diretor financeiro e administrativo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Nelson Piccoli, a primeira rodada foi muito positiva: “A rodada foi mais positiva do que esperávamos. Os produtores desabafaram e deram um direcionamento pontual das mudanças necessárias para a região”.
 
O jornalista e consultor Onofre Ribeiro iniciou os debates apresentando, segundo avaliação dele, as principais mudanças que estão ocorrendo na sociedade e na política brasileira. Na sua opinião, os governos precisam fazer planos de governo. “A tendência no mundo é que a produção de comida seja feita na América do Sul. Quando falamos de América do Sul, pensamos em Brasil e ao falar em Brasil pensamos em Mato Grosso. Essa agenda será nossa bandeira para que os futuros candidatos assumam esse compromisso. Isso é histórico no Estado”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO