Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Primeiro leilão de Pepro da borracha do ano oferece 400 toneladas de MT

24.01.2015
09:26
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro) para a borracha será realizado no dia 29 de janeiro, próxima quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Produtores de Mato Grosso podem ofertar até 400 toneladas para comercialização. O leilão pretende ofertar ao todo 4,455 mil toneladas de borracha natural com DRC 53%, da safra 2014/2015, de acordo com aviso nº 10/2015.

Podem participar do leilão produtores rurais independentes (pessoa física ou jurídica), diretamente ou por meio de suas cooperativas. A data limite para comprovação da operação é 6 de setembro.

Além de Mato Grosso, outros seis estados poderão ofertar a borracha durante a operação: Bahia (600 toneladas), São Paulo (2,7 mil toneladas), Espírito Santo (180 toneladas), Minas Gerais (300 toneladas), Goiás (250 toneladas) e Paraná (25 toneladas).

O volume ofertado para Mato Grosso para a operação de subvenção é considerado insuficiente pela Associação dos Heveicultores de Mato Grosso (Ahevea). Segundo o conselheiro Ricardo Ferraz de Camargo, após o insucesso das seguidas solicitações para que fosse aumentada essa oferta do produto a ser subsidiado pelo governo, ele assumirá uma cadeira na Câmara de Comércio da Borracha, formada por 140 representantes do setor.

Segundo ele, no dia 4 de fevereiro haverá a primeira reunião, onde estarão presentes representantes da indústria pneumática, de usinas de beneficiamento, indústria de artefatos para produção do setor, etc. “Mato Grosso volta a ser representado na câmara e estou preparando uma apresentação da situação da produção da borracha no estado, pois o volume ofertado pelo Pepro está aquém da nossa expectativa e os pequenos produtores estão com dificuldades em conseguir documentação para participar dos leilões”, afirma.

Antes porém, a associação também se reúne com entidades representantes do setor produtivo e do governo estadual em Cuiabá (MT), no dia 28 de janeiro. “Há uma dificuldade no estado para montar uma política estadual de cultivo da seringueira e falta assistência técnica no campo, com técnicos treinados para isso”, reclama.

O setor da borracha vem enfrentando um cenário de crise que tem desanimado produtores em todo o país. A entrada do látex asiático a preços mais baixos que o produto brasileiro, tem derrubado os preços pagos aos produtores. O quilo está sendo vendido a R$ 1,40 em São Paulo e R$ 1,50 em Mato Grosso, segundo a Ahevea.

Primeiro leilão de trigo
Também será oferecido incentivo para venda e escoamento de 50 mil toneladas de trigo da safra 2014/15, oriundas dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO