Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produção de frango semi-caipira garante 50% da renda de pequeno produtor em Poconé

15.10.2014
07:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em um lote de três hectares no Assentamento Nova Esperança, zona rural de Poconé, Seo Luiz Carlos Guimarães, busca a diversificação da produção para aproveitar o máximo da terra. A produção de frutas é a principal, mas ele tem se dedicado também à criação de produção de frango semi-caipira. "Além disso, cultivo uma horta, planto melancia, laranja, figo, milho, mandioca, banana e ainda crio suínos. Mas a avicultura é responsável por 50% de lucro da propriedade", conta.
 
Há alguns anos, Seo Luiz Carlos participou do treinamento de Avicultura Básica- Sistema Caipira, de 40 horas ofertado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Poconé. "Aprendi algumas técnicas que comecei a aplicar, como por exemplo, a maneira de realizar a instalação das aves, como proteger o local de confinamento do sol e a disponibilização de um bebedouro elétrico". 
 
"Foi por meio do treinamento que vi que quem tem um pequeno pedaço de terra tem que diversificar as atividades para ter uma rentabilidade um pouco melhor. Foi com a criação de frango que eu vi uma margem mais segura, menos arriscada. Então resolvi investir nessa produção", afirma o produtor. Hoje produz cerca de 300 unidades de frango por mês, o que representa de R$ 1,5 a R$ 2 mil em seu orçamento mensal.
 
Para o presidente do Sindicato Rural de Poconé, Adílio Pereira Leite, o Senar-MT é o parceiro número um do Sindicato quando o assunto é qualificação dos produtores rurais. "O Senar sempre está presente conosco, qualificando as pessoas não somente das 72 comunidades rurais quanto dos 34 assentamentos que temos em toda a extensão de nosso município", ressaltou Adílio.
 
A avicultura é uma das 15 cadeias produtivas prioritárias do Senar-MT e oferece nove treinamentos específicos, que vão desde manejo e criação a beneficiamento, e mais 22 treinamentos transversais. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO