Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores aproveitam a chuva para começar o plantio da soja em MT

19.09.2014
10:07
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Soja pode ter vazio sanitário ampliado em MT
Os agricultores aproveitaram as primeiras chuvas para iniciar o plantio da safra de soja de Mato Grosso. A estimativa é que sejam plantados 8,8 milhões de hectares de soja na safra, com aumento de 4% na comparação com o ano passado.

As primeiras plantadeiras começam a aparecer nos campos do estado. As máquinas começaram a trabalhar na fazenda do agricultor Jader Bergamasco, em Campo Verde. “Já há umidade suficiente para aguentar de sete a oito dias e tem previsão de chuva futura. Então, o plantio, com certeza, é seguro”, diz.

Poucos produtores da região deram início ao cultivo. A maioria está esperando por mais chuva antes de levar o maquinário para o campo. No ano passado, o plantio na propriedade de Bergamasco também começou logo nos primeiros dias da safra.

O agricultor adota a estratégia para não correr risco de ter atrasos no cronograma da propriedade. Em janeiro, toda a lavoura de soja plantada agora terá de ser colhida para dar espaço à plantação de algodão. A meta é semear 1,58 mil hectares de soja em menos de dez dias.

O bom desempenho da lavoura é fundamental nesta safra que tem custos maiores e previsões pessimistas para o mercado do grão, com cotações em queda. Apesar da preocupação com o cenário, o agricultor está confiante. “Alguns negócios já foram feitos para garantir grande parte do custo. E realmente as perspectivas não são boas no mercado internacional, mas tem demanda. Muita gente precisa comer”, conclui Bergamasco.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) estima que sejam plantados 8,8 milhões de hectares de soja na safra, com aumento de 4% na comparação com o ano passado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO