Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores de girassol comemoram boa safra em Mato Grosso

19.05.2015
15:02
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com a época da florada dos girassóis na região do chapadão no município Campo Novo do Parecis, a km 397 de Cuiabá, os campos estão pintados de amarelo. O cenário, além de bonito, é sinal de que as flores se desenvolveram bem nesta safra e de que haverá uma boa colheita. A funcionária pública Clarisse Schneider encanta-se com o jardim que rodeia a cidade. “É uma beleza que encanta. Um privilégio para nós do campo”, disse.

O gerente de fazenda Edson Gurski explica que espera uma produtividade em torno de 40 sacas do girassol por hectare. “Isso demonstra que o capítulo [discos florais] está se desenvolvendo bem e com isso haverá um bom enchimento de grãos”, explica.

Na propriedade onde Edson é gerente, foram cultivados 3,8 mil hectares com o grão. Toda a produção já tem mercado certo. Ele explica que 60% das sementes são destinados para produzir óleo na região e os outros 40% são destinados ao comércio de pássaros, vendido para os estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Na lavoura do agricultor Régis Segabinazi, as flores também se abriram. Segundo ele, os discos florais estão bem cheios e começará a colher as sementes no começo de junho. O bom resultado conquistado até agora ele atribui ao tempo. “Nunca tivemos período de chuva prolongada como este ano, então é o que vai ajudar na produção", destaca.

Régis plantou 250 hectares e espera colher entre 25 e 30 sacas por hectare. A produção está vendida para a indústria de óleo, instalada no próprio município. Cada saca foi negociada antecipadamente a R$ 51, preço que ele considera suficiente pra cobrir os custos, em torno de R$ 1 mil por hectare, e ainda obter lucro. "Se chegar a 30 sacas, eu vou ter um lucro ainda de uns 8 a 10 sacos por hectare”, explica.

Este ano, a indústria de Carlos Eduardo Momesso deve absorver a produção de 50 mil hectares de lavouras de toda a região. Devem ser processadas 75 mil toneladas de sementes na safra, com a possibilidade de extrair mais de 28 mil toneladas de óleo de girassol. Do esmagamento da matéria-prima ainda vai sobrar 42 mil toneladas de um subproduto, o farelo.

“O óleo entregamos em condições brutas, para refino e em indústrias situadas em São Paulo e Santa Catarina. O farelo é comercializado mais regionalmente para a pecuária", diz Momesso.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este ano o Brasil plantou mais de 120 mil hectares de girassol. A produção estimada é de quase 190 mil toneladas. Só o estado de Mato Grosso é responsável por quase 85% do girassol produzido no país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO