Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores de laranja do interior do PR estão satisfeitos com a colheita

30.07.2014
09:44
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os produtores de laranja de Uraí, no norte do Paraná, estão colhendo a safra. Os pomares estão mais produtivos e toda a fruta foi vendida para uma cooperativa da região.

Pés de laranja ocupam espaço onde antes se destacavam as culturas de milho e soja. A fruta já está no ponto e a colheita de janeiro deve ser manual em uma propriedade que fica em Uraí, no norte do Paraná. O produtor Sussumo Itimura Neto não quer perder tempo, nem dinheiro.

A decisão de implantar a nova cultura foi tomada em 2006 com incentivo que veio da cooperativa. A compra de insumos é coletiva, o que diminui os custos de produção. A família Itimura ganha quase 3 vezes mais do que antes.

Os pomares carregados fizeram esta colheita quase 15% mais produtiva que a do ano passado. Só na região norte do Paraná, os produtores de 26 municípios devem colher 850 mil caixas de laranja, 100 mil a mais que em 2013.

O que sai do campo já tem comprador certo: a indústria de suco. Uma delas que pertence a uma cooperativa recebe, em média, 350 toneladas de fruta por dia.

A indústria paga adiantado R$ 8 pela caixa com 40 quilos e o produtor ainda espera ganhar mais no fim da safra, quando serão divididos os lucros que a cooperativa teve com a venda do suco concentrado.

A assistência técnica também fica por conta da cooperativa. O Paraná deve colher 1 milhão de toneladas de laranja, o que representa 6% da produção nacional.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO