Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores de MT pedem adiamento do início do vazio sanitário no estado

25.08.2014
10:26
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A colheita do algodão está atrasada em Mato Grosso e os agricultores já pediram ao Ministério da Agricultura o adiamento do início do período de vazio sanitário no estado.

Enquanto a máquina vai colhendo, o trator vem em seguida eliminando os restos das plantas, as chamadas soqueiras. Na fazenda de 1,4 mil hectares, que fica em Campo Verde, Ito Querubim plantou algodão em 600, mas até agora conseguiu colher apenas 120 hectares.

A situação de Paulo Cézar de Aguiar é parecida, as máquinas trabalham juntas em 800 hectares de lavoura. Assim que colhe, a área é roçada e depois um herbicida é aplicado para eliminar as soqueiras.

Segundo o Instituto Mato-Grossense do Algodão (Ima), em 80% das 111 fazendas produtoras de algodão na região de Campo Verde, a situação é essa, de corrida contra o tempo. O vazio deveria começar no dia 16 de setembro.

A limpeza total das áreas após a colheita evita a germinação de novas plantas, o que ajuda no controle do bicudo do algodoeiro, uma das pragas mais sérias da cultura, mas a pedidos dos produtores, a medida deve entrar em vigor duas semanas depois.

Os agricultores aguardam a publicação da portaria confirmando o adiamento do início do vazio sanitário, o que deve ser feito pelo Indea, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO