Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores de soja aproveitam a chuva para retomar o plantio em MS

30.10.2014
10:04
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Soja pode ter vazio sanitário ampliado em MT
Em Mato Grosso do Sul, depois de alguns dias de chuva, os agricultores retomaram o plantio da soja, mas a volta da estiagem já preocupa.

Com a umidade do solo acima dos 50%, as máquinas voltaram para as lavouras em Campo Grande. Depois de 20 dias de estiagem, os produtores aproveitam para acelerar o plantio.

É o caso de uma fazenda que tem 2,6 mil hectares destinados à cultura. O gerente Jair Corrêa explica que deveria ter começado o plantio há três semanas e o período de seca não deve afetar apenas a safra da soja.

A estiagem prolongada provocou mudanças no planejamento da fazenda. Com o atraso no plantio da soja, o cultivo dos 300 hectares de milho safrinha, que estava previsto para começar em fevereiro, precisou ser cancelado.

A decisão foi tomada porque não haveria mais tempo hábil para plantar o milho dentro do período indicado no zoneamento agrícola da cultura. A fazenda usa o milho como ração para bovinos e Jair explica que agora terá de comprar a matéria-prima de outros produtores.

Segundo a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), a estiagem causou uma situação atípica: nunca se demorou tanto para plantar a soja no estado.

Leonardo Carlotto, analista da Famasul, explica ainda que a falta de chuva pode afetar a produtividade das lavouras, situação parecida com a que enfrenta o estado de Goiás.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO