Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores fazem a poda radical para recuperar lavouras de café em MG

29.09.2014
10:06
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • cafe
Muitos cafeicultores do sul de Minas Gerais estão optando pela poda radical dos pés para recuperar as lavouras da estiagem. Com a técnica, os produtores sabem que irá haver redução da colheita na próxima safra.

O produtor Manoel da Costa podou 17 dos 39 hectares que possui na propriedade em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais. A quantidade representa cerca de 45% da lavoura. Em anos com chuvas regulares a prática não passaria de 20%. “Ou nós fazíamos isso ou nós não iriamos colher nada no ano que vem e nada em 2016. Então, optamos por perder um ano e recuperar em 2016”, diz.

O produtor ainda precisa contratar uma pessoa para cortar os brotos que não são arrancados com a poda e que podem prejudicar o desenvolvimento da planta. “O funcionário tem que saber qual broto tirar e qual broto deixar. Então, isso vai acarretar um custo a mais”, completa Costa.

A medida considerada drástica é a única forma de evitar mais prejuízos com a lavoura que sofreu os efeitos da seca. As plantas estão murchas, os troncos não cresceram e houve uma grande perda de folhas. “Com esse déficit hídrico, lavouras que não seriam podadas esse ano, o produtor teve que tomar essa decisão”, diz o agrônomo Rodrigo de Rezende.

O agricultor Luís Fernando Lara, que podou mais da metade dos 200 hectares de café, não havia outra medida a tomar. “A gente melhor esqueletar para ver se em 2016, se tudo correr bem, a gente possa recuperar em produção. A gente não vê perspectiva nessas lavouras que não eram para ser podadas de ter safra no próximo ano”, diz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO