Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores já podem inscrever animais para participar do 5.º Torneio Leiteiro

26.03.2015
14:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Já estão abertas as inscrições para 5.º Torneio Leiteiro de Sorriso, que integra a programação da 29.ª Exporriso, que será realizada de 13 a 17 de maio, no CTG Recordando os Pagos, durante a celebração do aniversário do município, que foi emancipado em 13 de maio de 1986.

Podem participar da disputa 20 produtores de gado leiteiro do município, com até dois animais cada. A competição é dividida nas categorias “Livre (Girolanda ou Holandesa)” e “Jersey”, e o produtor só pode disputar com dois animais se forem de categorias diferentes. Haverá premiação para os vencedores e sorteio de prêmios surpresa durante a competição.

Durante três dias serão realizadas duas ordenhas diárias, o leite é pesado e a soma de todas as ordenhas define o animal vencedor. Na edição do ano passado do torneio, a campeã na categoria Jersey foi vaca que pertence à pecuarista Rita de Cássia Pinto Hachiya, com uma produção de 57,830 kg. Em segundo lugar classificou-se a vaca de Alécio Welter, com 53,595 kg e em terceiro lugar ficou o animal de Alirton Geller, com 48,5 kg.

Já na categoria Livre, a campeã pertence a Pedro Paulo Martins, com 72,225 kg; em segundo lugar ficou classificado o animal de Fábio Redel com 71,4Kg e quem levou o terceiro lugar foi o animal de José Reis, com 65kg.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas. Outras informações pelo 3545 4729.

Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose
Neste ano, além da premiação dos vencedores, o 5.º Torneio Leiteiro também será marcado pela entrega oficial do certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose bovinas aos pecuaristas sorrisenses que conseguiram erradicar estas doenças de suas propriedades. O processo de certificação está sendo conduzido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

A pecuarista Rita de Cássia já está com sua propriedade certificada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como “livre” destas doenças. Para obter o certificado, é preciso que, por três vezes, os exames realizados nos animais da propriedade apresentem resultado negativo para as duas doenças.

Além de Rita, outros quatro produtores estão em processo de certificação. Uma das médicas veterinárias da Secretaria, Marcela Santana, explica que ambas as doenças são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas de animais para humanos, e podem ser letais.

“Obter esta certificação evidencia um maior controle sanitário, em que produtor oferece a garantia de um alimento livre dessas doenças e seguro para o consumo humano”, explica, ressaltando que o selo de certificação agrega valor ao produto, aumentando a renda do produtor.

Para os interessados em obter o certificado, é necessário fazer o requerimento na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que funciona no Paço Municipal. Na sequência, uma equipe técnica visitará a propriedade e dará início ao processo, com a coleta de material para os exames.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO