Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores já semearam 87% da área da safrinha de milho em MS

25.03.2015
10:27
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cultivo de milho safrinha em Mato Grosso do Sul
Os agricultores de Mato Grosso do Sul semearam até o dia 19 de março, 87% da área que será cultivada com o milho na safrinha 2014/2015. A informação é da mais recente circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).

De acordo com o Siga, o plantio da safrinha atual está 11,7% atrasado em relação ao da anterior, quando neste mesmo período 98,7% das áreas já haviam sido semeadas. As lavouras do estado que vêm sendo semeadas após o dia 10 de março estão fora do prazo estipulado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a cultura.

Fora do prazo, os cultivos ficam mais suscetíveis as influências de fatores climáticos, como as geadas na região sul e estiagem, que podem afetar a produtividade das lavouras.

A demora no plantio do milho, conforme a Aprosoja/MS, ocorre em razão de atrasos no plantio e colheita da soja, provocados pela estiagem no início da semeadura, entre setembro e outubro do ano passado, e o excesso de chuva no começo deste ano. Como o milho safrinha é plantado logo após a colheita da soja, no sistema de rotação de culturas, os atrasos no manejo da oleaginosa impactaram diretamente no cultivo do cereal.

Desse modo, a semeadura da safrinha vem sendo ditada pelo ritmo do avanço da colheita da soja. Nas regiões onde a colheita está mais avançada, como o sudoeste e o sudeste, o plantio também está acelerado. Nestas regiões, municípios como Laguna Carapã, Dourados, Douradina e Aral Moreira, atingiram até o dia 19, 95% de áreas já plantadas.

Por outro lado, onde a colheita segue em ritmo menor, no centro e norte de Mato Grosso do Sul, a semeadura avança também de modo mais lento. Nestas regiões alguns município como Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Jaraguari, Coxim e Camapuã, não haviam ultrapassado até o fim da semana passada os 75% de áreas cultivadas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO