Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores mudam o manejo para cultivar batata durante a seca em SP

15.09.2014
09:59
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os produtores de batata de São Paulo precisaram mudar o manejo das lavouras para driblar a seca na região. Apesar da redução da área, o aumento na produtividade garantiu uma boa safra. Mas os agricultores reclamam do preço da cultura.

O ritmo de trabalho está acelerado na fazenda em Mococa. Os trabalhadores colhem 60 toneladas de batata por dia. Na fazenda do agricultor Odair Dotta, o bom resultado em tempo de estiagem só foi possível por causa da estratégia que ele adotou na hora do plantio. Como não teria água suficiente para irrigar os 250 hectares, ele reduzir a área pela metade.

Outros agricultores da região fizeram uma opção diferente. O agrônomo Luís Villela explica que muitos desistiram da rotação de cultura e ficaram apenas com a batata. “Não tinha água pra todas as áreas que eles queriam plantar. Então, eles fizeram um manejo para que tivesse água pra aquela cultura instalada e deixaram de plantar outras culturas para favorecer aquela da batata”, diz.

Dessa maneira, não houve prejuízo para a safra. O momento é de auge da colheita. Nesta época, de cada dez batatas produzidas no país, seis saem das propriedades da região. A safra deve ser 10% maior em relação ao ano passado. Mas os agricultores dizem que o problema é o preço.

O agricultor Luís Trevisan, que tem 130 hectares plantados com batata em Casa Branca, vende a saca de 50 quilos por R$ 12. No ano passado, ele conseguia R$ 40 pelo produto. O produtor diz que não tem como cobrir os custos. Psra ele, uma das explicações para batata ficar mais barata é a concorrência com produtores de outras regiões do país.

“Apostaram muito que as regiões de Vargem Grande e Casa Branca teriam uma falta de água muito grande e, consequentemente, plantaram mais batata. Teve um excedente de mercadoria num momento só”, diz Trevisan.

A colheita da batata no nordeste de São Paulo vai até outubro. A produção deve chegar a 400 mil toneladas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO