Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores rurais devem atualizar o CAR a partir de segunda-feira, dia 24

21.11.2014
18:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cerca de 780 propriedades rurais de Lucas do Rio Verde devem ter seus dados inscritos no novo Cadastro Ambiental Rural, o Sicar. O cadastramento e atualização de informações acontece a partir de segunda-feira, dia 24 de novembro, no Paço Municipal.

Para melhor atender os produtores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará o agendamento de horário. Na prefeitura, uma equipe especializada estará à disposição dos proprietários. O agendamento deve ser feito, a partir de hoje (21), pelos telefones (65) 3549-7166 e (65) 3549-7170.

A secretária Luciane Copetti explica que todos os produtores rurais têm que participar, independente de já ter feito o cadastro municipal ou estadual em anos anteriores. “Cada propriedade tem o seu diagnóstico, a sua situação. Quem fez o CAR estadual está com o processo em andamento a nível federal, mas precisará verificar se está em conformidade com o sistema. Já quem não realizou o cadastro na primeira etapa, deverá fazer neste momento. A inclusão dos dados no Sicar é obrigatória a todos os produtores”, disse Luciane, destacando ainda que o recadastramento servirá também para a atualização de dados do programa Lucas do Rio Verde Legal.

O chamamento dos produtores está sendo realizado pela prefeitura em parceria com a ong TNC e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. “Não dá pra ter um carro e não pagar o IPVA. Com o produtor rural será a mesma coisa. Ele precisa regularizar suas propriedades e estar de acordo com a lei”, comentou o presidente do sindicato, Carlos Simon.

Em Lucas do Rio Verde, 100% das propriedades foram catalogadas no cadastro municipal, mas somente metade, cerca de 380 áreas, fizeram o CAR estadual, que migrou para o sistema federal. Até maio de 2015, todos os proprietários rurais deverão ter seus imóveis declarados no sistema.

“Todo produtor que tiver com a sua propriedade regularizada perante os órgãos, seja municipal, estadual ou federal, estará, de certa forma, blindado às punições porque estará cumprindo a lei de seu país. A lei foi constituída e está aí para ser cumprida, assim a prefeitura e o sindicato estão aí para observar junto ao produtor a legislação e verificar as inconformidades, se existirem, e auxiliar na resolução dos problemas”, completou Luciane.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO