Mato Grosso, 20 de Maio de 2024
Economia / Agronegócio

Produtores rurais protestam contra saída de área indígena em MT

06.12.2012
09:56
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Protesto

Uma comissão formada por senadores e representantes do governo de Mato Grosso está tentando negociar com a presidente Dilma Rousseff a revisão do decreto que determina a retirada das famílias que vivem em uma área considerada indígena nos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, no norte do estado. O prazo para a saída voluntária termina nesta quinta-feira (06). O clima é tenso na região.

A BR-158 foi bloqueada pelos produtores rurais no povoado de Poço da Mata. No mesmo local, a rodovia MT-242, que dá acesso aos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia também foi fechada. Caminhoneiros aguardam a liberação das rodovias, mas não há prazo determinado para que isso aconteça.

O protesto é organizado pelos produtores rurais notificados a deixar a área que foi considerada pela Justiça como terra indígena dos xavantes. O clima é de expectativa entre os produtores.

Nesta quinta-feira (06) vence o prazo para que as primeiras famílias notificadas deixem a área de forma voluntária. Os produtores rurais acreditam que ainda tem tempo de mudar a decisão judicial que determinou o despejo das famílias.

Centenas de famílias do povoado de Poço da Mata aguardam o resultado das negociações políticas em Brasília e também o julgamento de um recurso que está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, presidente Supremo Tribunal Federal. Esse recurso pede a suspensão da ordem de despejo.

O INCRA informou que os produtores que se enquadrarem no perfil da reforma agrária serão assentados em três áreas na região.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO