Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Profissionais discutem próxima safra de soja em Mato Grosso

05.08.2014
13:09
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A segunda-feira (04.08)  foi bastante movimentada em Gaúcha do Norte, a cerca de 800 quilômetros de Cuiabá. Palestras e muita troca de informações entre profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e os produtores rurais da região marcaram a noite do Circuito Aprosoja. Com o tema "Plantando ideias: é hora de pensar no futuro do Mato Grosso", os participantes tiveram a oportunidade de discutir assuntos relacionados à cadeia produtiva da soja e do milho e participaram da palestra sobre liderança com o empresário e escritor Luciano Pires.
 
Enquanto Pires levou a plateia a pensar na importância das mudanças, da qualificação e da liderança para o produtor rural, o analista do Senar-MT, Eduardo Silveira mostrou a estrutura da entidade de ensino rural e falou sobre os treinamentos ofertados gratuitamente para a cadeia produtiva da soja e do milho. Silveira destacou a importância da parceria entre Aprosoja, Sistema Famato/Senar-MT e Sindicato Rural. "Participar do Circuito Aprosoja é a oportunidade que temos de nos aproximar ainda mais do nosso público que é o homem do campo, de ouvir suas necessidades atende-los cada vez melhor".
 
"É isso que precisamos. Falar sobre as dificuldades  e já apontar a solução. Por isso é importante a presença do Senar-MT no Circuito Aprosoja",  frisa a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Gaúcha do Norte, Neusa  Cecília Wessner. "As palestras fazem o  produtor pensar na importância da qualificação para se ter um produto de qualidade. Com a presença da Senar-MT no evento fica mais fácil para o agricultor saber onde procurar essa qualificação".
 
Neusa acrescenta que o Circuito Tecnológico realizado pelo Senar-MT e Aprosoja é importante para planejar a próxima safra, discutir os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de soja da região. "Tudo isso é muito importante porque temos períodos estabelecidos, ou seja, entre setembro e fevereiro estamos mexendo com a lavoura e não temos tempo para outra coisa, só podemos qualificar nossos trabalhadores nos meses de maio a agosto e o Senar-MT tem nos ajudado na hora certa".
 
Ela conta que em seu município a qualificação feita pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT tem aumentado a mão de obra qualificada e diminuído a rotatividade dos profissionais no campo. "Até bem pouco tempo os produtores investiam menos na qualificação do seu funcionário que mudava de emprego com mais facilidade. Com o investimento na qualificação esta realidade está mudando. Isso é bom para todos".
 
A mobilizadora do Senar-MT em Gaúcha do Norte, Lázara Glesia, acrescenta que a demanda por treinamentos da instituição tende a crescer a cada ano. Em 2013 foram realizados 62 treinamentos, mesmo número planejado para 2014. "Mas, para 2015 já temos planejado 95 eventos em parceria com o Senar-MT.  Os mais procurados são os 10 treinamentos de máquinas, entretanto também há uma grande demanda para os treinamentos de saúde e segurança do trabalhador".
 
MERCADO – O presidente da Aprosoja-MT,  Ricardo Tomczyk, aproveitou para falar sobre o papel da associação junto aos sojicultores e elencou as ações que serão realizadas na região pela instituição. Ele ainda levou informações sobre as oscilações do mercado.  Os participantes do Circuito Aprosoja da noite desta segunda-feira também puderam ouvir profissionais da Aprosoja sobre diversos assuntos relacionados ao setor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO