Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Projeção do clima para a safra 2015/2016 é uma das preocupações da Fundação Rio Verde

02.10.2015
12:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A chuva esperada pelos produtores em setembro, período de início do plantio, ocorreu de forma localizada em algumas regiões do Estado. Segundo os principais meteorologistas, a previsão é de que a intensidade de chuvas comece do meio do mês de outubro até novembro em todo o Mato Grosso. “Por isso é importante que o produtor esteja atento as previsões meteorológicas de curto prazo para saber se haverá uma continuidade de chuvas e com isso semear com segurança e garantir resultados positivos”, frisou a engenheira agrônoma fitopatologista da Fundação Rio Verde, Luana Belufi.

Segundo o consultor da Somar Meteorologia, Marco Antônio Santos, o clima este ano será mais favorável do que prejudicial à produção, pois está sob a influência do El Niño. Apesar das chuvas mais irregulares entre setembro e outubro, não há indicativos de que venham ocorrer períodos longos de estiagem como aconteceu na safra passada. Contudo, no verão poderá vir a ter um período de seca. O problema é que ainda não há como afirmar o tempo certo, mas deverá ser na primeira metade do verão, entre janeiro e fevereiro.

Para a técnica agrícola da Fundação Rio Verde, Maria Luíza da Silva, a agricultura depende de elementos climáticos para determinar estratégias, organizar a produção e tomar decisões, como a adoção de medidas preventivas contra pragas, doenças dentre outros invasores. A água atua em praticamente todos os processos fisiológicos e bioquímicos da planta sendo essenciais em dois períodos do desenvolvimento da soja: germinação-emergência e florescimento-enchimento de grãos.

Durante a germinação e a emergência da cultura, tanto o excesso quanto o déficit são prejudiciais para obtenção de uma boa uniformidade na população de plantas. “Na fase de germinação o conteúdo de água no solo não deve exceder a 85% do total disponível nem ser inferior a 50%, sendo este o mínimo que a semente necessita absorver para uma boa germinação. A temperatura ideal do solo para semeadura da soja varia de 20°C a 30°C sendo 25°C a temperatura ideal para rápida emergência das plântulas e temperaturas acima de 40°C tem efeito contrário na taxa de crescimento”, explicou a técnica agrícola.

O plantio da soja na região do Mato Grosso que é considerada a maior produtora de grãos têm uma estimativa de área plantada de 9,3 milhões de hectares de soja para a safra 2015/2016, segundo previsões do Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea). Nos últimos meses a região tem enfrentado um clima seco com temperaturas que variam de 38 a 40°C e baixo volume de chuvas, sendo muito desfavorável para o início do plantio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO